20 de junho de 2021
Início / Pernambuco / Teresa Leitão registra 52 anos do assassinato de padre Henrique
Arte em Festa

Teresa Leitão registra 52 anos do assassinato de padre Henrique

Os 52 anos do assassinato do padre Antônio Henrique Pereira Neto foram registrados pela deputada Teresa Leitão (PT), na Reunião Plenária na última quinta (27). Para lembrar o fato, ela leu uma postagem feita na página do Instagram @historia_em_retalhos, relembrando o contexto da morte do religioso.

O assessor do então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Camara, foi sequestrado no bairro do Parnamirim (Zona Norte do Recife) em 26 de maio de 1969. No dia seguinte, apareceu morto na Cidade Universitária (Zona Oeste da Capital). “Era clara a motivação do crime: calar dom Helder Camara. O País vivia o pior período da repressão ditatorial e o arcebispo era uma personalidade internacionalmente reverenciada, que se opunha à ditadura militar”, destaca o texto.

Teresa salientou que, anos depois, o relatório da Comissão Estadual da Verdade confirmou que o assassinato do sacerdote teve cunho político. Para a petista, o episódio precisa ser relembrado para que jamais se repita. “Devemos ficar atentos para impedir que discursos e atos inflamados nos levem a momentos obscuros, como os vivenciados na época do Regime Militar”, concluiu.

Parlamentares comentaram o assunto. Na avaliação de João Paulo (PCdoB), “a morte do padre Henrique é um símbolo da atrocidade que a ditadura implantou no Brasil”. Já Laura Gomes (PSB) relacionou a memória com a atual situação do País. “O momento é propício para que não nos esqueçamos dessa tragédia. Com esse ‘desgoverno’ ditador, torturador e genocida, os riscos existem”, crê a socialista.

 

alepe

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

TCE julga irregular Gestão Fiscal do ex-prefeito de Ferreiros

O ex-prefeito da cidade de Ferreiros, Bruno Japhet (MDB), teve sua Gestão Fiscal, referente ao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *