15 de junho de 2021
Início / Pernambuco / Ministério Público de Pernambuco exige apuração de mortes em Maternidade de Timbaúba
Arte em Festa

Ministério Público de Pernambuco exige apuração de mortes em Maternidade de Timbaúba

A Curadoria da Saúde requisitou instauração de Inquérito Policial e realização de Auditoria na maternidade timbaubense Dr. Tito Ferraz

A segunda Promotoria de Justiça de Timbaúba, que tem atribuição na Curadoria da Saúde, requisitou no último dia 03 (segunda-feira) que a Polícia Civil de Pernambuco apurasse por intermédio de Inquérito Policial as circunstâncias das mortes de duas parturientes atendidas na maternidade Dr. Tito Ferraz, que funciona no Instituto João Ferreira Lima.
Duas foram as pacientes que tiveram parto feito na referida maternidade, Amanda Lorraine Gonçalves de Lima (23 anos) foi atendida no dia 28/04, enquanto que Amanda Ramos de Melo (34 anos) deu entrada no dia 30, tendo ambas vindo a óbitos nos mesmos dias de suas internações.

As ocorrências causaram grande comoção na região porque os fatos, além de terem sido sequenciais, aconteceram exatamente no momento em que o município comemorava a reinauguração da maternidade, tendo Amanda Lorraine sido uma das primeiras pacientes.
A Curadoria que está atuando no caso tem a frente o Dr. João Elias da Silva Filho, promotor de justiça bastante experiente e muito conhecido no Estado.

Promotor Dr. João Elias

O Promotor de Justiça disse para a redação “Ador de uma perda nessas circunstâncias é algo muito traumático e causa um sofrimento indescritível, principalmente para os familiares e amigos próximos.” e continuou “Lamento muito o episódio, tanto pelas vidas que se foram, quanto pela decepção de toda a comunidade timbaubense, que de uma grande alegria pelo retorno de tão importante equipamento de saúde, termina sendo assolada por tragédia.”.

O delegado da cidade, o Bel. Hilton Pereira de Lira, atendeu de pronto a requisição do MPPE instaurando dois inquéritos policiais, o primeiro no dia 03/05 (segunda-feira) apurando a ocorrência envolvendo Amanda Lorraine Gonçalves de Lima e o segundo no dia de ontem (quarta-feira) para apurar o caso de Amanda Ramos de Melo.
A polícia civil vai investigar se houve crime nos atendimentos das pacientes e quem tenha sido responsável por eles

Delegado Hilton Lira

“Instauramos os respectivos Inquéritos Policiais para apurar as respectivas mortes das vítimas, atendendo requisitório do Ministério Público. Dentro do prazo legal, apresentaremos nosso relatório após uma rigorosa apuração das responsabilidades criminais.” disse o delegado.
A Auditoria requisitada pelo MPPE intenciona saber as condições estruturais (equipamentos, pessoal e gerencial) de atendimento da maternidade, não descartando a participação da própria gestão do município de Timbaúba que, inclusive, em dias anteriores aos acontecimentos fez grande divulgação na imprensa local e redes sociais de sua parceria na reinauguração dessa maternidade.

O Ministério Público Também solicitou esclarecimentos do Prefeito do Município, Marinaldo Rosendo de Albuquerque, e da Secretária Municipal de Saúde, Marileide Rosendo de Albuquerque.
“A reparação do dano é impossível, porém o mínimo que o Ministério Público pode fazer é apurar cuidadosamente ambos os casos e, se for constatado crime, buscar a punição de todos os responsáveis com o máximo de rigor. É inadmissível que diante do atual nível de conhecimento alcançado pela medicina e pela tecnologia de apoio, vidas sejam desperdiçadas e famílias destruídas por comportamentos descuidados. Vamos esclarecer o que aconteceu!”, finalizou Dr. João Elias

 

MPPE

 

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Centro de Atendimento ao Turists de funcionamento em Goianaa (CAT) completa um mê

Instalado no mesmo espaço do Cine Polytheama, no centro da cidade, o CAT já é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *