20 de junho de 2021
Início / Paraíba / Pesquisadora paraibana faz parte de equipe da NASA que fez descoberta sobre regeneração de atmosfera
Arte em Festa
Pesquisadora paraibana faz parte de equipe da NASA que fez descoberta sobre regeneração de atmosfera — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Pesquisadora é natural de João Pessoa e foi para os Estados Unidos há pelo menos dois para fazer o doutorado e continua na NASA como bolsista.

A pesquisadora paraibana Raíssa Estrela, que trabalha na Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), nos Estados Unidos, participa da equipe que realizou a descoberta recente de que há uma atmosfera em um planeta rochoso, que tem a mesma idade, densidade e o mesmo tamanho que o planeta Terra, mas que tem uma trajetória evolutiva diferente.

A pesquisadora é natural de João Pessoa e foi para os Estados Unidos há pelo menos dois para fazer o doutorado e continua na NASA como bolsista.

Raissa explicou que é a partir da observação da luz que vem da estrela que o planeta está orbitando através de um telescópio específico para que seja percebida a decomposição da luz em diferentes comprimentos de ondas. “É assim que a gente consegue detectar qual é a composição da atmosfera desse planeta”.

Na descoberta recente, do planeja GJ 1132 B, que tem alguma semelhanças ao da Terra, a equipe acredita que ele perdeu sua atmosfera primordial durante os seus primeiros anos de vida. “Ele recebe muito mais insolação que o planeta Terra recebe do sol. A atmosfera que estamos vendo hoje é uma que está sendo regenerada por um processo geológico. Essa foi, então, a primeira evidência de uma atmosfera que está sendo degenerada em regenerada em um planeta que está fora do nosso sistema solar”.

Segundo a pesquisadora, o seu trabalho é basicamente de análise de dados. “Tenho também colaboração com outros pesquisadores brasileiros. É uma grande realização trabalhar aqui e espero inspirar outros estudantes que desejam trabalhar aqui no futuro. Minha meta é passar esses conhecimentos”, disse.

G1/PB

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também