Movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) deu prazo até sexta-feira (5) para que os gestores das cidades façam adesão.
Prefeitos de 39 municípios pernambucanos (veja lista mais abaixo) já oficializaram o interesse em participar do consórcio nacional para compra de vacinas contra a Covid-19, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Os dados foram atualizados pela frente na última quarta-feira (3). O prazo dado para que as cidades façam a adesão é a sexta-feira (5).
A FNP reúne prefeituras de cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município pode aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas.
Até então, a aquisição e a distribuição das vacinas são coordenadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde. A previsão é de que a associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para que, depois disso, possa atuar na aquisição de imunizantes.
Em 23 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, a autorização para que os estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra a Covid-19 caso o governo federal não cumpra as metas do Plano Nacional de Imunização.
Confira as cidades:
Arcoverde, Barreiros, Belo Jardim, Bom Jardim, Bonito, Brejinho, Brejo da Madre de Deus, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carnaíba, Caruaru, Cabrobó, Custódia, Exu, Flores, Floresta, Gameleira, Iati, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Panelas, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Pombos, Quixaba, Riacho das Almas, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, São Vicente Férrer, Serra Talhada, Sertânia, Surubim, Toritama, Tuparetama, Venturosa, Vitória de Santo Antão
G1/PE