20 de abril de 2021
Início / Notícias / Goiana suspende aulas presenciais e limita horário de abertura de lojas, bares e restaurantes por causa da Covid
Arte em Festa

Goiana suspende aulas presenciais e limita horário de abertura de lojas, bares e restaurantes por causa da Covid

Decreto foi publicado nesta quarta (27) pela prefeitura da cidade, na Zona da Mata Norte. Mais quatro municípios da região adotaram medidas semelhantes e estado anunciou restrições em 63 áreas.

Goiana é a quinta cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco a editar decretos para restringir a circulação de pessoas para tentar conter novo coronavírus. Nesta quarta (27), a prefeitura anunciou a suspensão de aulas presenciais e a limitação do funcionamento de lojas, bares e restaurantes

Nos últimos dias, prefeituras da região anunciaram medidas restritivas para evitar a disseminação da doença. Entre elas estão Nazaré da Mata, Carpina e Tracunhaém e Buenos Aires.

O anúncio da publicação do decreto de Goiana foi feito um dia depois de o governo pernambucano proibir atividades econômicas e sociais em 63 cidades, nas regiões de Limoeiro e Caruaru, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão. O anúncio foi feito pelo governado Paulo Câmara (PSB), na terça-feira (26).

Nessas 63 cidades, a medida vai vigorar entre sexta (26) e o dia 10 de março, liberando penas os serviços considerados mais importantes.

Nesta quarta, o prefeito de Goiana, Eduardo Honório (PSL), detalhou as medidas em vídeo divulgado nas redes sociais.

Na cidade, as normas do decreto 014/21 estão em vigor entre esta quarta e o dia 15 de março. De acordo com a administração municipal, a decisão foi tomada em caráter de urgência pelo comitê de enfrentamento ao novo coronavírus.

O documento informa que, no período determinado, os estabelecimentos de serviços e comércio devem funcionar exclusivamente das 7h às 17h, exceto os considerados essenciais. Bares, lanchonetes e restaurantes só podem abrir das 5h às 20h.

Na educação, a norma atinge as redes pública e particular, inclusive as unidades de ensino técnico e universitário. Além disso, diz o decreto, a utilização de máscaras se torna obrigatória em vias públicas ou em espaços de acesso aberto ao público.

A medida deve ser cumprida, ainda, por quem usa os transportes públicos, particulares e alternativos. Empresas e permissionários devem fornecer álcool em gel para os funcionários e passageiros. Quem desrespeitar terá o veículo apreendido, informou o município.

Os órgãos públicos e estabelecimentos privados ficam obrigados a exigir o uso da máscara e a disponibilizar álcool em gel para seus servidores, empregados, colaboradores, clientes. O decreto ainda proíbe a realização de aglomeração em quaisquer vias e praças públicas.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, Goiana acumula 2.755 casos do novo coronavírus confirmados, segundo o Instituto para Redução de Riscos e Desastre de Pernambuco (IRRD). No mesmo período, foram confirmadas 93 mortes.

 

G1/PE

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Dois homens de Pedras de Fogo são encontrados mortos em Juripiranga

Os dois corpos foram encontrados enterrados em cova rasa na Paraíba. As vítimas são da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *