Recomendações foram expedidas, nesta segunda (1º), pelo Ministério Público de Pernambuco. Informações, afirmou o MPPE, devem ser “claras e objetivas”.
Prefeitos e secretários de Saúde do Recife e de mais 15 municípios pernambucanos devem repassar informações diárias sobre o plano de vacinação contra a Covid-19, por meio de site específico ou na página oficial na internet. Essas recomendações foram divulgadas pelo Ministério Público (MPPE), nesta segunda-feira (1º).
Os promotores enviaram essas recomendações para as seguintes prefeituras: Itambé, Arcoverde, São Caetano, Terra Nova, Belém do São Francisco, Betânia, Custódia, Flores, Floresta, Mirandiba, Petrolândia, São José do Belmonte, Serra Talhada, Tacaratu e Triunfo.
O Ministério Público vem realizando ações para evitar os “fura-fila” da vacinação. Conforme as recomendações, as informações que constarem nesses endereços devem ser “claras e objetivas” e conter todos os dados referentes ao Plano Nacional de Imunização.
Ainda segundo o MPPE, o portal também deverá conter informações relativas ao nome e grupo prioritário a que pertencem as pessoas já vacinadas, data da vacinação, número de lote da vacina aplicada e nome do responsável pela aplicação da vacina.
Já tinham recebido a mesma recomendação as seguintes cidades: Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Ferreiros, Cachoeirinha, Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Belo Jardim.
Plano
Também nesta segunda, o MPPE expediu recomendações para mais cinco cidades cumprirem o plano de imunização. São elas: Quixaba, Carnaíba, Itambé, Pesqueira e Exu
Com essas cinco cidades, subiu para 83 o número de municípios que receberam recomendações para cumprir o plano de vacinação.
O MPPE recomendou aos gestores desses municípios que cumpram a ordem de prioridade da vacinação contra a Covid-19 em cada unidade de saúde contemplada, estabelecendo a classificação de risco de contágio. Quem descumprir está sujeito a punições previstas em até 14 crimes diferentes.