17 de junho de 2021
Início / Pernambuco / Joel da Harpa comemora fim da prisão disciplinar para policiais e bombeiros
Arte em Festa
Rafael Furtado/Arquivo Folha

Joel da Harpa comemora fim da prisão disciplinar para policiais e bombeiros

O Governo do Estado de Pernambuco extinguiu a prisão disciplinar para policiais e bombeiros militares. Foram décadas de luta para a conquista de tal direito, conquistado graças a sanção da Lei Federal 13.967, de 2019. O Deputado Joel da Harpa comemora a publicação do ato no Diário Oficial desta quarta–feira, dia 23. Exatamente um ano após a sanção da lei federal que estabeleceu o prazo de 12 meses para que os estados se adequassem a nova realidade.

A Lei Federal 13.967 parte do princípio de que a privação de liberdade foi concebida para punir crimes graves e não para questões disciplinares. A ideia é seguir princípios como dignidade da pessoa humana, legalidade, presunção de inocência, devido processo legal, contraditório, ampla defesa e vedação da medida disciplinar privativa de liberdade. “Enfim, respeito ao policial e bombeiro militar que tanto sofreram com ameaças e humilhações”, desabafa Joel.

“Desde o meu primeiro mandato, busquei acompanhar de perto toda a movimentação em Brasília sobre o tema que resultou na apresentação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 148/2015, de autoria do Deputado Federal Subtenente Gonzaga”, conta Joel. Segundo ele, a proposta foi alvo de muitas críticas e discussões até a vitória com a sanção da lei em 2019. “Vários estados já se adequaram mas faltava Pernambuco. Uma boa notícia para um ano tão atribulado”, conclui.

 

Folha/PE

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Deputado estadual do Ceará é detido após descumprir decreto em Porto de Galinhas

Um vídeo com o deputado estadual André Fernandes (Republicanos), do Ceará, resistindo a seguir as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *