17 de junho de 2021
Início / Paraíba / Combate ao crime organizado: projeto do Gaeco/MPPB é selecionado pelo FDD nacional
Arte em Festa

Combate ao crime organizado: projeto do Gaeco/MPPB é selecionado pelo FDD nacional

O projeto do Ministério Público da Paraíba “Fortalecendo o Gaeco/MPPB” foi selecionado pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD). A iniciativa foi desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, visando o aparelhamento e a capacitação dos membros e servidores que trabalham no órgão ministerial. A sua execução vai fortalecer a atuação no combate à improbidade administrativa, à corrupção e às organizações criminosas, no Estado. A ideia é que a experiência, que receberá recursos nacionais, seja um case de sucesso para outros estados brasileiros.

O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União, da última quinta-feira (10/12). De acordo com o promotor de Justiça coordenador do Gaeco na Paraíba, Octávio Paulo Neto, o objetivo do projeto, que está orçado em cerca de R$ 2 milhões, é aprimorar e ampliar a atuação do órgão ministerial, a partir do desenvolvimento e do uso de novas ferramentas e instrumentos tecnológicos de inteligência e investigação. Esses meios tecnológicos, como tem ocorrido com outras ferramentas desenvolvidas pelo Gaeco, serão disseminadas junto a outros órgãos de persecução, inclusive, de outros Estados.

“Combater qualquer dano ao erário público promove a preservação do patrimônio financeiro do Estado, e isso acarreta na consequente manutenção ou melhoramento da prestação de serviço público à população, mediante as mais variadas políticas públicas, quer seja nas áreas da saúde, educação, saneamento, meio ambiente, esporte etc. E, neste sentido, entendemos que toda a sociedade é diretamente beneficiada com os resultados deste projeto, independente de idade, sexo, profissão, interesses…”, justifica o promotor.

O projeto recebeu o apoio do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e a assessoria da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPPB, através dos promotor de Justiça Leonardo Quintans, e dos servidores Ícaro Ramalho Dionísio (chefe do Departamento de Gestão Estratégica e Projetos/Seplag) e Rosa Nereida do Nascimento Soares Rocha (assessora da Diretoria Financeira). A gestão acredita que, com os recursos do FDD nacional, será possível melhorar o aparato técnico, logístico e tecnológico do Gaeco, além de capacitar seus agentes, de modo a otimizar o combate à prática de condutas ilícitas contra a administração pública. O que se busca é a maximização dos resultados na garantia da preservação do patrimônio público da Paraíba.

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Adriano Galdino parabeniza governador por pavimentação asfáltica de ruas de Itabaiana

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Adriano Galdino, agradeceu ao governador …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *