19 de janeiro de 2021
Início / Pernambuco / PEC de Augusto Coutinho quer proibir reeleição em Assembleias e Câmaras Municipais
Arte em Festa
Foto: Divulgação

PEC de Augusto Coutinho quer proibir reeleição em Assembleias e Câmaras Municipais

Apesar do Supremo Tribunal Federal (STF) ter vedado no último sábado (5) a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, nas assembleias e câmaras municipais a possibilidade continua existindo. Mas uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) quer proibir a prática. A PEC n. 432/2014 quer inserir na Constituição Federal dispositivos de limite da reeleição.

“Após a Suprema Corte se posicionar contra a reeleição das mesas da Câmara e do Senado em uma mesma legislatura, precisamos votar um projeto de minha autoria que proíbe também nos legislativos estaduais e municipais a reeleição. O instituto da reeleição tem fundamento no postulado da continuidade administrativa, mas não pode ser um instrumento para perpetuação de poder”, disse o deputado.

Caso a PEC já tivesse sido aprovada, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), não teria sido reeleito na última sexta-feira (4), por exemplo. A proposta do deputado Augusto Coutinho teve parecer pela admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, mas foi arquivada logo em seguida. No início de 2019, parlamentar conseguiu seu desarquivamento. Agora é preciso que seja instaurada uma Comissão Especial para dar sequência à análise.

Diario de Pernambuco

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Morre ex-prefeito de Goiana, Oswaldo Rabelo Filho

Na manhã desta sexta-feira, o ex-prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho (Osvaldinho), faleceu. Ainda não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.