25 de novembro de 2020
Início / Notícias / IBGE reintegra município de Goiana à Zona da Mata de Pernambuco
Arte em Festa

IBGE reintegra município de Goiana à Zona da Mata de Pernambuco

Em 2018, cidade havia sido incluída na Região Metropolitana do Recife, mas, em março de 2020, deputados estaduais aprovaram volta do município à região a que ele pertencia inicialmente.

A partir da aprovação da lei que levou o município de Goiana de volta à Zona da Mata de Pernambuco, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oficializou, nesta terça-feira (17), a retirada da cidade da Região Metropolitana do Recife.

A lista de municípios, segundo o instituto, é atualizada a cada seis meses. Com a alteração, a Região Metropolitana do Recife voltou a ter 14 cidades. São elas:

Abreu e Lima
Araçoiaba
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Igarassu
Ilha de Itamaracá
Ipojuca
Itapissuma
Jaboatão dos Guararapes
Moreno
Olinda
Paulista
São Lourenço da Mata
Recife

A inclusão do município no Grande Recife foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em dezembro de 2017, a partir de um projeto de lei do deputado Ricardo Costa (MDB). Em janeiro de 2018, a cidade passou a fazer parte da Região Metropolitana.

Em março de 2020, no entanto, um novo projeto de lei da Alepe propôs o retorno de Goiana para a Zona da Mata. Na proposta, o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB) alegou que a cidade perdeu benefícios fiscais ao migrar para a Região Metropolitana e que a população e comerciantes da área pediram para que o município fosse reintegrado à Mata Norte do estado.

O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais em março de 2020 e, em abril, foi sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB).

G1/PE

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

MP pede à Marília Arraes devolução de R$ 156 mil aos cofres públicos

O Ministério Público de Pernambuco cobrou da candidata à Prefeitura de Recife, Marília Arraes (PT), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.