6 de maio de 2021
Início / Eleições 2022 / Mirando PT e PSB, Bolsonaro vai de encontro a líder e ao PSL
Arte em Festa
Em live ao lado de Patrícia Domingos, presidente Jair Bolsonaro pede voto nela - Reprodução

Mirando PT e PSB, Bolsonaro vai de encontro a líder e ao PSL

Na live que comandou, ontem, ao lado da candidata à Prefeitura do Recife, delegada Patrícia Domingos, o presidente Jair Bolsonaro não arrodeou para sublinhar o seguinte: “Temos que varrer o comunismo e o socialismo do Brasil. Por que? Não deu certo em lugar nenhum”. O presidente emendou: “Não aceitaremos comunismo ou socialismo em nosso Pais e em seu município”. Por mais de uma vez, ele repisou esse argumento. E Patrícia Domingos, em seguida, deu eco. Ela apontou “sério risco” para o caso de “as pessoas “colocarem dois primos no 2º turno”. Faz referência, sem citar nomes, aos prefeituráveis Marília Arraes e João Campos. Não são raros os temas que colocam o Governo Federal numa rota de colisão com o Governo Paulo Câmara e com a gestão Geraldo Julio. Na esteira do que realçou o presidente, a delegada pediu “união da direita e centro-direita”. Nesse mesmo campo, um questionamento que vários personagens passaram a fazer, nos bastidores, foi por qual razão o presidente declarou apoio à delegada, que figura em quarto lugar nas pesquisas.

A terceira rodada da pesquisa Folha/Ipespe, divulgada ontem, apresenta o socialista João Campos liderando (31%) e, em segundo lugar, ficam empatados tecnicamente Marília Arraes (22%) e Mendonça Filho (16%) . O democrata, por sua vez, está em empate técnico com Patrícia (13%). O detalhe é que o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, à coluna, ainda no final de setembro, após ter um almoço com o presidente, informara o seguinte: “Ele me disse que, se Mendonça Filho estiver no 2º turno, estará com ele”. Não à toa, após a decisão do presidente sobre o Recife, FBC soltou uma nota, registrando a “surpresa” com a qual tomou “conhecimento da decisão” do chefe do Planalto. Não foi só na posição do líder do governo que o presidente esbarrou. Ele próprio estaria de malas prontas para retornar ao PSL, segundo circula desde a pré-campanha, e o partido tem uma candidatura própria, de Carlos Andrade Lima. Em reserva, integrantes da campanha do PSL externaram estranhamento. A movimentação de Bolsonaro, nessa reta final, pode não ter tido o objetivo de atingir aliados, mas, em política, os gestos têm peso. E a opção por Patrícia acabou levando os aliados locais a terem que se explicar, o que, em política, não é bom.

PSC fica onde está
Após a declaração do presidente Bolsonaro em prol da delegada Patrícia Domingos, correram rumores, nas coxias, de que o PSC poderia declarar apoio à candidata do Podemos, mediante um recuo do prefeiturável Alberto Feitosa. Na legenda, no entanto, essa expectativa já foi rechaçada. O que se fala, nas hostes do partido, é que “não existe essa possibilidade”.

Script > Presidente do PSC-PE, André Ferreira é líder da sigla na Câmara Federal, mas o presidente Bolsonaro não fez conversa prévia com a base sobre a variável Patrícia. Na semana passada, em sabatina na CBN Recife, Mendonça Filho declarou que o voto evangélico deve fazer uma diferença na reta final a seu favor. Esse voto poderia vir do PSC, que já se preparava para apoiar o democrata em um 2º turno.

Bandeiras > Carlos Andrade Lima, candidato do PSL, à coluna, observa que seu alinhamento com o governo é “ideológico, de bandeiras”. E emenda: “A gente defende as bandeiras liberalismo econômico, o conservadorismo, ordem e respeito à família”.

Saia justa > Carlos ainda pondera: “A gente é muito mais alinhado com bandeiras do presidente do que a própria Patrícia. Mas é uma decisão dele. Vai fazer o que?”. E emenda: “Desde o começo, a gente tem dito que respeita o presidente”. O prefeiturável compara: “Existe uma coerência no meu discurso, diferente de outros que dizem que são candidatos dele. E, agora, vão dizer o quê?”.

Folha/PE

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Cruz do Monumento pode cair a qualquer momento em Itambé

A Cruz do Monumento á Nossa Senhora da Imaculada Conceição pode cair a qualquer momento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *