24 de outubro de 2020
Início / Eleições 2020 / Juíza relata agressões e mortes em Pedras de Fogo e pede tropas federais para as eleições
Arte em Festa Recepções
Higyna Josita relata riscos de conflitos em pedido de envio de tropas federais para Pedras de Fogo. Foto: Divulgação/AMPB

Juíza relata agressões e mortes em Pedras de Fogo e pede tropas federais para as eleições

Magistrada lembra assassinatos e ameaças relacionadas com a política local em Pedras de Fogo

A juíza Higyna Josita Simões de Almeida, da 44ª Zona Eleitoral, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) o envio de tropas federais para o município de Pedras de Fogo. O pedido foi para reforçar a segurança nas eleições municipais. Na cidade, a disputa terá três candidatos, mas o acirramento mais acentuado está entre Lucas Romão (Cidadania), apoiado pelo atual prefeito, e Manoel Junior (SD). Disputa o pleito, ainda, Leonardo Barros (PDT).

Para justificar o pedido, a magistrada recordou fatos baseados no presente e no passado das disputar políticas na cidade. Citou, inclusive, os assassinatos de Manoel Mattos (PT), ocorrido em 2009, e de Adson Mattos, neste ano. Este último vinha fazendo denúncias contra o atual prefeito e foi morto a tiros. Destacou, ainda, o acirramento marcado por ameaças envolvendo a militância dos candidatos mais bem posicinados.

Hygina Josita alegou, no pedido, o fato de a Polícia militar ter número limitado de integrantes, dificultando o cumprimento de atos da Justiça eleitoral. Ela reproduziu ainda trecho do parecer do Ministério Público, relantando que a pequena quantidade de policiais tem dificultado o cumprimento das determinações do juízo eleitoral, “diante do reduzido número de seu efetivo e visível desaparelhamento de sua guarnição”.

A magistrada fez relatos, também, sobre “o consumo exacerbado de bebida alcoólica nos atos eleitorais, prática de infrações de trânsito, aglomerações e realização de eventos em descompasso com as determinações da Justiça eleitoral, o que já ensejou a atuação deste juízo por diversas vezes”, além de agressões mútuas e “rixas entre grupos por causa de questões políticas”.

A magistrada justificou o pedido de tropas federais alegando também que não podorá contar com integrantes das polícias Federal e Rodoviária Federal por conta das outras atribuições e quadro limitado do efetivo. Além do fato de a jurisdição da PRF não incluir Pedras de Fogo.

Jornal da Paraíba

 

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Confira as propostas de Segurança dos candidatos a prefeito de Itambé

DONA GRAÇA SEGURANÇA CIDADÃ, TRÂNSITO, TRANSPORTES PÚBLICOS E MOBILIDADE URBANA ● Manter a parceria com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.