28 de outubro de 2020
Início / Paraíba / MPE pede impugnação da candidatura de Ricardo Coutinho à Prefeitura de João Pessoa
Arte em Festa Recepções
Candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ainda depende de decisão judicial. — Foto: Gabi Lima/TV Cabo Branco

MPE pede impugnação da candidatura de Ricardo Coutinho à Prefeitura de João Pessoa

Promotor diz que candidato do PSB não possui quitação eleitoral em razão de multa eleitoral que não foi paga nem parcelada regularmente.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu à Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) à Prefeitura de João Pessoa. A Ação de Impugnação do Registro de Candidatura (AIRC) foi protocolada pelo promotor Alexandre Varandas Paiva, na 1ª Zona Eleitoral, nesta sexta-feira (25). A candidatura de Ricardo Coutinho ainda aguarda julgamento.

Em nota enviada às 17h30, o candidato informou que “as multas questionadas já haviam sido quitadas perante a Procuradoria da Fazenda desde 2015 e os comprovantes já foram enviados para baixa no sistema da justiça eleitoral”.

De acordo com a ação, no pedido de registro de candidatura os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral uma série de documentos, entre eles a certidão de quitação eleitoral. Conforme o promotor, na certidão emitida para Ricardo Coutinho consta que ele não tem quitação eleitoral em razão de multa eleitoral que não foi paga nem parcelada regularmente.

Segundo Eduardo Varandas, o pedido de registro de candidatura supõe a quitação eleitoral dos candidatos. Se algum candidato não votou em eleições passadas, não justificou a ausência e não pagou a multa até o requerimento de registro, está em falta com obrigações eleitorais e, portanto, sem os plenos direitos políticos. Alexandre Varandas pede ainda, na ação de impugnação, que seja estabelecido um prazo de sete dias para que Ricardo Coutinho se pronuncie no processo.

A candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) foi oficializada no dia 16 de setembro e, na semana seguinte, registrou o nome de Antônio Barbosa (PT) como candidato a vice-prefeito.

G1/PB

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Quase 700 denúncias de propagandas eleitorais irregulares na Paraíba são registradas pelo TRE-PB a pouco mais de 20 dias para votação

Além disso, a Ouvidoria do órgão ainda contabilizou até esta sexta-feira (23), 393 ligações de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.