24 de setembro de 2020
Início / Pernambuco / Mil servidores comissionados são recontratados em Paulista em uma semana, após retorno de prefeito
Arte em Festa Recepções
A população se aglomerou em frente à Prefeitura de Paulista para a posse de Júnior Matuto (PSB), na segunda-feira (10) — Foto: Danilo César/TV Globo

Mil servidores comissionados são recontratados em Paulista em uma semana, após retorno de prefeito

Segundo a Secretaria de Assuntos Jurídicos, cerca de 1.100 pessoas tinham sido exoneradas com o afastamento de Júnior Matuto, que voltou após decisão do STF.

Mil servidores comissionados da prefeitura de Paulista, no Grande Recife, foram recontratados, em uma semana, após o prefeito Júnior Matuto (PSB) reassumir o cargo, no dia 10 de agosto. Eles tinham sido exonerados pelo vice-prefeito Jorge Carreiro (PV), que comandou a gestão municipal, interinamente, por 16 dias.

A informação sobre as recontratações foi confirmada, nesta segunda-feira (17), pela Secretaria de Assuntos Jurídicos do município. O prefeito Júnior Matuto foi afastado, em 21 de julho, após investigações de fraude e desvios de dinheiro. Ele teve o retorno autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 7 de agosto.

Com o afastamento de Júnior Matuto, Jorge Carreiro assumiu o cargo. No dia 22 de julho, no ato de posse, ele anunciou que exoneraria os servidores comissionados da gestão do titular. No dia 24 de julho, ele anunciou que tinha demitido 220 trabalhadores da saúde.

Em entrevista ao G1, nesta segunda (17), o secretário de Assuntos Jurídicos de Paulista, Fabiano Mendonça, afirmou que quase todo o pessoal exonerado já está de volta ao trabalho.

“Foram exonerados 1.100 servidores comissionados. Em uma semana, retornaram cerca de mil. Vai ter gente que não vai voltar. Seja por reorganização mesmo ou por decisão da pessoa, que preferiu ficar com a gestão do vice-prefeito”, afirmou.

Segundo Mendonça, Jorge Carreiro continua na vice-prefeitura, mesmo com a volta de Júnior Matuto. “As renomeações foram feitas. Está tudo sendo publicado no portal da transparência do município. Os cargos principais, como os secretários, tiveram nomes publicados já”, afirmou.

Sobre as exonerações na Saúde, Mendonça informou que os cargos estão praticamente completos. “Teve gente que está no grupo de risco da Covid-19 e vai ficar em casa. Nas unidades que ficaram sem o pessoal, houve reorganização e elas estão funcionando”, afirmou.

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Patrícia Domingos e Charbel querem reforma administrativa na PCR

No Recife, os candidatos de oposição à gestão do PSB, o procurador Charbel (Novo) e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.