27 de setembro de 2020
Início / Pernambuco / Caixa misteriosa é encontrada na praia dos Carneiros, no Litoral Sul
Arte em Festa Recepções
Caixa foi encontrada por banhistas neste domingo (16) na Praia dos Carneiros, em Tamandaré — Foto: Tiago Medeiros/TV Globo

Caixa misteriosa é encontrada na praia dos Carneiros, no Litoral Sul

Segundo pesquisador Clemente Coelho Júnior, da UPE, os fardos, que já apareceram antes no litoral pernambucano, são de látex. Material vai para reciclagem.

Uma caixa “misteriosa” foi encontrada neste domingo (16) na praia dos Carneiros, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com o pesquisador e professor de Ciências Biológicas Clemente Coelho Júnior, da Universidade de Pernambuco (UPE), as caixas, que já apareceram antes no litoral pernambucano, são de látex e chegaram com a corrente sul equatorial

O material já havia sido localizado em praias de Pernambuco em outubro de 2018 e voltou a aparecer no fim de junho e começo de julho em locais como Itamaracá e Ipojuca. O professor explica que os fardos de látex são utilizados para a indústria da produção de materiais emborrachados, como luvas, botas e preservativos.

“Essas caixas estão, na verdade, reaparecendo. Há suspeitas de terem sido transportadas na Segunda Guerra Mundial por um navio alemão que foi bombardeado e naufragou entre o litoral pernambucano e paraibano”, observou.

O professor lembrou que o material chegou a ser coletado em abril de 2019 e levado a Polícia Federal e que um laudo definitivo confirmou ser um fardo de látex.

“Eles vão continuar aparecendo porque não se tem ideia de quantos eram. Continuam derivando, sendo transportados pela mesma corrente que trouxe o petróleo, que é a corrente sul equatorial”, disse.

Apesar do látex não produzir substâncias tóxicas, o processo de fabricação utiliza verniz e outras substâncias que podem ser nocivas a saúde pública. O professor orientou que é importante tomar cuidado ao encontrar esses fardos. “Não tocar e acionar a administração local”, aconselhou.

O secretário de Meio Ambiente de Tamandaré, Manoel Pedrosa, informou que a prefeitura foi orientada pela Polícia Federal a recolher os fardos e encaminhar para reciclagem, mesmo destino da caixa deste domingo em Carneiros. Denúncias dos fardos podem ser feitas à Ouvidoria Ambiental de Tamandaré pela internet.

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

PE libera festas, cinemas, teatros e aumento da capacidade de bares e restaurantes a partir de segunda

Também foi anunciada a permissão geral da entrada de turistas em Noronha, mesmo para os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.