14 de agosto de 2020
Início / Pernambuco / Inflação na Região Metropolitana do Recife foi a quarta maior do Brasil
Arte em Festa Recepções

Inflação na Região Metropolitana do Recife foi a quarta maior do Brasil

A Região Metropolitana do Recife registrou a quarta maior inflação entre as 16 cidades e regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE. Além disso, a variação positiva de 0,51% em junho foi o maior índice do ano e representa quase o dobro da alta de 0,26% registrada no Brasil. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) havia apresentado variação negativa de 0,19% em abril e 0,18% em maio na RMR. No acumulado do ano, a Região Metropolitana do Recife teve a segunda maior variação, com 1,12%, atrás apenas de Aracaju, que registrou 1,14%. No acumulado dos últimos 12 meses, a RMR apresentou alta de 2,27%, a quinta maior do Brasil, atrás de Fortaleza, São Paulo, Belém e Salvador.
PUBLICIDADE

O grupo que teve a maior alta em junho na RMR entre os nove analisados de produtos e serviços foi o de transportes, com alta de 1,34%. “O item de transportes apresentou elevação de preços em função da alta em combustíveis: gasolina (+4,83%) e etanol ( 2,06%), apesar das quedas em passagens aéreas (-21,53%), ônibus interestadual (-1,96%) e em transportes por aplicativos (-0,94%)%u201D, explica Fernanda Estelita, gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco.

O segmento de artigos de residência foi o que teve o segundo maior aumento, com 1,07%. Apenas dois grupos apresentaram deflação: vestuário (-1,09%) e despesas pessoais (-0,20%). Ambos também apresentam resultados negativos no acumulado do ano, de -0,69% e -0,21%, respectivamente.

Entre os produtos, todos os 10 do grupo de alimentos foram os que tiveram os maiores incrementos em junho. A maior variação de preços foi da melancia, com 15,66%. Os demais foram melão (11,16%), cheiro verde (9,50%), mamão (8,83%), óleo de soja (7,68%), maçã (7,54%), feijão carioca rajado (7,43%), fígado (7,13%), arroz (6,06%) e feijão mulatinho (6,02%). Por outro lado, as passagens aéreas foram o serviço com maior deflação, com queda de -21,53%.

 

Diario de Pernambuco

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Reabertura da Feira de Caruaru contará fiscalização da Polícia Militar

A Feira da Sulanca da cidade voltará a funcionar neste domingo (9) A reabertura da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.