23 de setembro de 2020
Início / Paraíba / Covid-19: Promotoria instaura procedimentos para acompanhar testagem e atendimentos precoces, em Caaporã e Pitimbu
Arte em Festa Recepções

Covid-19: Promotoria instaura procedimentos para acompanhar testagem e atendimentos precoces, em Caaporã e Pitimbu

A Promotoria de Justiça de Caaporã instaurou, na última quarta-feira (10/06), procedimentos administrativos para acompanhar a testagem e o atendimento precoce dos pacientes com covid-19 nos municípios de Caaporã e Pitimbu. Os procedimentos foram instaurados pela promotora de Justiça Miriam Pereira Vasconcelos, seguindo a orientação da nota técnica expedida pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público da Paraíba.

De acordo com a promotora, a instauração ocorre em razão do crescente aumento de casos diagnosticados em todo território nacional e também na Paraíba, incluindo os municípios de Caaporã e Pitimbu.

Além disso, conforme a promotora, à luz do princípio da eficiência se faz necessário acompanhar a testagem dos pacientes com suspeitas de covid-19, bem como do atendimento precoce em tais casos.

Notificação

A Promotoria vai notificar as secretarias de saúde dos dois municípios para, no prazo de cinco dias, prestar esclarecimentos sobre diversos pontos, entre eles a quantidade de testes da covid-19 já realizados nos municípios e o local de realização deles; a quantidade de casos de síndrome gripal foram notificados através do e-SUS VE; e como está sendo feita a testagem dos profissionais de saúde.

Também estão sendo requisitadas informações sobre o protocolo de medicamentos que está sendo utilizado no município para o tratamento do Covid-19; o procedimento para os pacientes receberem os medicamentos que os médicos estão prescrevendo; e se há algum medicamento que está sendo prescrito pelos médicos no tratamento da doença que os munícipes estão tendo dificuldade em receber.

Entre as informações requisitadas estão ainda dados sobre o estoque existente no município dos medicamentos indicados para o tratamento da covid-19; o fluxo de atendimento que está sendo utilizado nos casos suspeitos; se há algum laboratório privado para a realização de testes e se está havendo a comunicação destes laboratórios sobre o número de testes realizados, inclusive quanto aos positivos e aos negativos.

As secretarias deverão responder ainda em quais locais no município está havendo o atendimento a pacientes suspeitos de Covid-19 e em quais os pacientes com outras doenças; como está o monitoramento dos pacientes após a consulta médica dos casos não graves; e se o município dispõe de aparelho próprio para realizar o eletrocardiograma (ECG), radiografia e tomografia.

MPPB

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Comarca de Itabaiana realiza 1° Júri após início da pandemia e segue recomendações do Ato Conjunto nº 08/2020

Nesta quarta-feira (16), no Fórum “Desembargador Almir Carneiro da Fonseca, da Comarca de Itabaiana, foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.