1 de dezembro de 2020
Início / Paraíba / Governo da Paraíba disponibiliza aplicativo para monitorar pacientes com sintomas de Covid-19
Arte em Festa
Governo da Paraíba disponibiliza aplicativo para monitorar pacientes com sintomas de Covid-19 — Foto: Secom-PB/Divulgação

Governo da Paraíba disponibiliza aplicativo para monitorar pacientes com sintomas de Covid-19

Ferramenta funciona como triagem de classificação de risco e disponibiliza atendimento médico por ligações telefônicas e troca de mensagens online.

O governo da Paraíba disponibilizou um aplicativo para monitorar pacientes com sintomas de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O “Monitora Covid-19” está disponível para download por usuários paraibanos e deve auxiliar a Secretaria de Estado da Saúde (SES) no combate à pandemia.

De acordo com a gerente operacional de Atenção Básica, Rayanna Coelho, a ferramenta funciona como triagem de classificação de risco e disponibiliza atendimento médico por ligações telefônicas e troca de mensagens. Ela explica que, primeiramente, o usuário precisa baixar o aplicativo, preencher o cadastro e responder às perguntas. A partir disso, o algoritmo do app faz a classificação do paciente conforme as informações dadas.

“Dependendo dessa classificação, a primeira retaguarda da SES, formada por médicos residentes, terá até 48h para retornar a ligação para o usuário para confirmar ou mudar a sua classificação de risco feita pelo aplicativo e vai encaminhar este paciente para algum serviço ou orientar a permanecer em casa”, explicou.

Após o primeiro contato, uma segunda retaguarda entrará em contato novamente com o paciente, para continuar o monitoramento, acompanhar a classificação e, se possível, fazer a reclassificação. A partir desse momento, a SES vai utilizar o Fast News Covid, ferramenta da secretaria que agiliza o atendimento de pessoas que estão com sintomas de síndrome gripal.

O aplicativo também possibilitará a criação de um mapa de calor pra saber em que local a população acometida está de acordo com a classificação, ou seja, em quais locais tem mais pacientes com risco grave ou mais leves.

Por fim, a secretaria conseguirá dar o feedback aos municípios de quantos foram classificados em seus territórios, quantos foram localizados, quais são as classificações deles.

G1/PB

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

MPF denuncia prefeito de Teixeira e esposa, vereador, cinco servidores e dois empresários por fraude em licitação

Segundo MPF, as relações entre os investigados “em muito ultrapassaram os limites das atividades lícitas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.