30 de setembro de 2020
Início / Pernambuco / Bebê de três dias morre por Covid-19 em Floresta
Arte em Festa Recepções
Foto: AFP

Bebê de três dias morre por Covid-19 em Floresta

Com o avanço da Covid-19 para os municípios do interior de Pernambuco, casos mais atípicos começam a aparecer em macrorregiões fora da Região Metropolitana do Recife. Nesta segunda-feira (4), a Secretária de Saúde confirmou o teste positivo de um bebê do sexo feminino, de apenas três de dias de vida, que faleceu de insuficiência respiratória na último sábado (2). A recém-nascida integrava a comunidade indígena da etnia Pipipã, do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da coletiva do Governo de Pernambuco nesta segunda, a criança chegou a receber medicação após passar por consulta em hospital da rede privada, mas seu quadro evoluiu e resultou no óbito. É a vítima mais jovem a morrer pelo novo coronavírus no estado.

“A família ainda está em investigação, com apoio da nossa gerência regional de saúde. A mãe também fez a coleta para que possamos confirmar a possibilidade dela estar com a Covid-19, porém com quadro assintomático”, disse André Longo, secretário de saúde do estado. Ele ressaltou que a saúde indígena é uma pauta do governo federal, que tem monitorado a população através dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), da unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Contudo, o governo estadual também tem observado o fenômeno através da comunicação com secretarias municipais.

“Pernambuco tem se destacado por fazer essa vigilância ativa com o apoio dos municípios. Isso tem sido muito importante para elucidar os casos. É doloroso, os números são fortes e duros. Isso reforça a necessidade do isolamento e distanciamento social”, ressaltou o Longo. Jaílson Correia, secretário de Saúde do Recife, também participou da coletiva e informou que apenas 2% dos casos graves da Covid-19 são de pessoas com menos de 10 anos de idade. “Os recém-nascidos apresentam uma imunidade muito frágil e são sensíveis a qualquer inflexão. Com o aumento dos casos, começam a aparecer episódios que desviam da norma. É uma doença nova e estamos aprendendo sobre ela todos os dias”, afirmou.

Diario de Pernambuco

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Candidatos á prefeito de Pedras de Fogo e Itambé

Nomes definidos em convenção de candidatos à Prefeitura de Pedras de Fogo e Itambé nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.