4 de junho de 2020
Início / Paraíba / Corpos de mortos por Covid-19 devem ser cremados ou sepultados sem velório
Arte em Festa Recepções
Cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro, recebeu visitas durante todo o feriado de Finados em João Pessoa — Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba

Corpos de mortos por Covid-19 devem ser cremados ou sepultados sem velório

Determinação é da Agevisa e foi publica por meio de uma nota técnica nesta segunda-feira (6).

Os corpos de pessoas que morreram por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, devem ser cremados ou sepultados sem a realização de velório, na Paraíba. A determinação foi tomada pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), que emitiu uma nota técnica com a regulamentação das normas nesta segunda-feira (6). A decisão foi tomada para evitar novas possíveis infecções.

Assinado pela diretora-geral, Jória Viana Guerreiro, o documento foi elaborado por causa do risco contínuo de transmissão infecciosa por contato após casos de morte por coronavírus, embora a possibilidade de contágio seja geralmente menor do que para pacientes que estejam vivos.

Após a confirmação do falecimento de pessoa infectada ou com suspeita de infecção por Covid-19, o corpo deverá ser transferido do leito, sala ou espaço de isolamento, para o necrotério no menor tempo possível. Só será permitida a presença de profissionais estritamente necessários e que estejam protegidos por equipamentos de proteção individual (EPIs).

Para à família do paciente, é dada a permissão de optar pela cremação do corpo ou pelo enterro em caixão lacrado, sem velório, no prazo máximo de 24 horas após a morte.

A despedida poderá ser realizada pelos familiares, em ambiente aberto, no local do sepultamento, com o prazo máximo de 30 minutos e sem contato com a urna mortuária. O caixão deve ser mantido fechado durante o funeral, para evitar contato físico com o corpo.

 

G1/PB

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

MP investiga suposto aumento de casos de câncer causados por antenas em prédio de João Pessoa

Denúncia anônima feita ao MP diz que 20 moradores do edifício tiveram casos de câncer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.