19 de setembro de 2020
Início / Pernambuco / Pernambuco registra primeira morte pelo novo coronavírus
Arte em Festa Recepções
Foto: Thomas Kienzle/AFP

Pernambuco registra primeira morte pelo novo coronavírus

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (25), a primeira morte pelo novo coronavírus no estado. Este é, de acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro óbito da região Nordeste. A vítima é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huco) – referência para a Covid-19 na rede estadual. O paciente, morador do bairro de Areias, Zona Oeste do Recife, tinha histórico de diabetes, hipertensão, além de cardiopatia isquêmica. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 18 deste mês e foi internado no Huoc na última sexta-feira (20).

Além do primeiro óbito, nas últimas 24 horas, Pernambuco confirmou mais quatro casos da Covid-19, passando para 46 confirmações, distribuídas por seis municípios pernambucanos, além de ocorrência em pacientes de outro estado (um caso) e países (três casos). Do total de casos confirmados, 11 estão hospitalizados. Além desses, 35 pacientes cumprem isolamento domiciliar e cinco casos são considerados curados.

O homem que morreu após ser diagnosticado com a Covid-19 foi atendido na última quinta-feira (19) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com um quadro de febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica. O paciente recebeu assistência na UPA, onde foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Oswaldo Cruz. No Hospital Universitário, foi iniciado tratamento medicamentoso, com antibiótico e com o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Apesar de o idoso apresentar melhora no quadro respiratório e infeccioso, pelo histórico de comorbidade, teve uma piora na função renal, sendo necessário iniciar, nessa terça-feira (24), uma diálise, procedimento considerado de risco para pessoas acima dos 80 anos. Na manhã desta quarta, durante a sessão de diálise, o homem teve uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação pela equipe médica, ele morreu durante a manhã.

“O óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas, que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do governo do estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção, ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Certidão de óbito

O caso de um óbito registrado no Hospital Maria Lucinda, cujo atestado está circulando nas redes sociais, teve resultado laboratorial confirmando para Influenza tipo A, descartando a Covid-19. “A emissão do atestado de óbito é um ato médico, que tem por obrigação legal constatar e atestar a morte. Para haver a confirmação do agente causador (vírus ou bactérias) em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag, isto é, quando o indivíduo hospitalizado apresenta febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e que apresente dificuldade para respirar), é necessário que haja coleta de material para análise em laboratório, como preconizado pelo Ministério da Saúde”, esclareceu a SES.

A Secretaria Estadual de Saúde destaca ainda que os quadros de Srag podem ser provocados por diversos vírus, como os vários tipos de influenza (A H1N1, A H3N2 ou B, por exemplo), o novo coronavírus ou ainda por bactérias. “Por fim, informamos que todos os dados relativos aos registros confirmados pela Covid-19 estão sendo divulgados no boletim diário emitido pela Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento, só há confirmação de uma morte em Pernambuco pelo novo coronavírus”, explicou o órgão.

 

Diario de Pernambuco

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Patrícia e Daniel dizem que não vão atacar candidatos da oposição e centram fogo no PT e PSB

A coletiva da pré-candidata à Prefeitura do Recife, Patrícia Domingos (Podemos), e do deputado federal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.