1 de abril de 2020
Início / Pernambuco / Presidente da Câmara Municipal de Goiana solicita ao prefeito Plano de Contingência contra o coronavírus
Arte em Festa Recepções

Presidente da Câmara Municipal de Goiana solicita ao prefeito Plano de Contingência contra o coronavírus

Preocupado com a possível disseminação do Coronavírus (COVID-19) em Goiana, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Carlinhos Viégas (PSB), encaminhou ao prefeito em exercício, Eduardo Honório (sem partido), solicitação de um Plano Municipal de Preparação e Resposta à Doença por Coronavírus. O plano de contingência é uma ferramenta estratégica de preparação e resposta ao COVID-19, elaborado com o intuito de auxiliar o município na resposta ao enfrentamento de um possível surto do novo vírus aos goianenses.

O vereador Carlinhos Viégas (PSB) declarou que o Plano Municipal de Contingência objetiva a prática de novas medidas de segurança e proteção aos goianenses e respostas imediatas aos pacientes infectados e que apresentarem os sintomas do vírus, “Em uma ação preventiva o município promoverá mais segurança e proteção aos goianenses, através de medidas urgentes e necessárias. Sugiro que as aulas da rede pública municipal, estadual e privada sejam suspensas e as férias antecipadas. Que sejam elaborados kits da merenda escolar para distribuição com os alunos da rede municipal. Que seja elaborado um protocolo de atendimento para pessoas com sintomas do coronavírus. Que seja feita uma suplementação para compra emergencial de remédios e materiais preventivos para combater a propagação da pandemia e, por fim, a proibição da realização de eventos públicos ou privados que tragam aglomerações em todo o município. A saúde do nosso povo deve ser a prioridade”, evidenciou.

Viégas também solicitou do Poder Executivo Municipal a distribuição de materiais informativos aos setores mobilizados da sociedade civil como creches, escolas, comércios, imprensa local, repartições públicas e privadas para ajudar a evitar a disseminação da doença.

O que é o coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na cidade de Wuhan, na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirros; tosses; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Cansaço, febre e tosse seca são os principais sintomas, mas também alguns pacientes podem apresentar dores musculares, congestão nasal, dor de garganta e diarreia, de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

 

ASCOM

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Seis detentos fogem do Complexo Prisional de Itaquitinga

Seis detentos fugiram, na madrugada da última terça-feira (25), do Presídio de Itaquitinga (PIT). Um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.