30 de setembro de 2020
Início / Paraíba / Ex-governador Ricardo Coutinho e outros seis se tornam réus em denúncia de esquema no TCE-PB
Arte em Festa Recepções
Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho — Foto: Andrê Nascimento / G1 PB

Ex-governador Ricardo Coutinho e outros seis se tornam réus em denúncia de esquema no TCE-PB

Justiça acolheu denúncia do Ministério Público em denúncia feita por suposto pagamento de R$ 200 mil em propina ao auditor do TCE dentro da Operação Calvário.

O ex-governador Ricardo Coutinho e outras seis pessoas se tornaram réus em denúncia feita pelo Ministério Público da Paraíba de esquema criminoso no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) revelado pelas investigações da Operação Calvário. O recebimento da denúncia pela Justiça aconteceu no mês de fevereiro, mas só veio a público nesta quinta-feira (12).

A defesa do ex-governador Ricardo Coutinho afirmou que a resposta à acusação do Ministério Público só pode ser apresentada após os réus que são colaboradores apresentarem suas defesas. Essa regra é determinada pelo pacote anticrime, que entrou em vigor em janeiro. A defesa disse que já apresentou à Justiça uma petição sobre isso. As defesas dos demais denunciados não foram localizadas.

A denúncia apresentada à Justiça só foi divulgada na terça-feira (10). Dessa vez o alvo da denúncia é um suposto pagamento de R$ 200 mil em propina ao auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Richard Euler Dantas de Souza.

Além dos dois, também são denunciados a ex-secretária de Administração do Estado, Livânia Farias; o ex-procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro; o ex-secretário de Saúde Waldson de Souza; o então superintendente da Cruz Vermelha, Ricardo Elias; e o empresário Daniel Gomes. O grupo é acusado de crimes como peculato, corrupção passiva e ativa e em alguns casos coação no curso do processo.

De acordo com as investigações do MP, a propina paga ao auditor do TCE teria o objetivo de “esfriar” as fiscalizações do órgão nos contratos entre a Cruz Vermelha e a gestão estadual.

A denúncia também relata que o grupo, que seria comandado pelo ex-governador Ricardo Coutinho, teria contratado uma empresa especializada em inteligência de Brasília para confeccionar dossiês contra conselheiros e auditores do TCE.

 

G1/PB

 

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Candidatos á prefeito de Pedras de Fogo e Itambé

Nomes definidos em convenção de candidatos à Prefeitura de Pedras de Fogo e Itambé nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.