30 de setembro de 2020
Início / Pernambuco / Vereador “Irmão Del”, do Cabo de Santo Agostinho tem mandato cassado
Arte em Festa Recepções

Vereador “Irmão Del”, do Cabo de Santo Agostinho tem mandato cassado

Ele foi condenado por captação ilícita de sufrágio, a chamada “compra de votos”, e abuso de poder econômico

A pedido do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou, nessa segunda-feira (16), o diploma do vereador Labreildes dos Santos Inácio (PTC) , conhecido como “Irmão Del”, do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Ele foi condenado por captação ilícita de sufrágio, a chamada “compra de votos”, e abuso de poder econômico. A decisão foi unânime e será comunicada pelo TRE-PE à Câmara Municipal do Cabo para cumprimento imediato.

De acordo com o MP Eleitoral, o candidato eleito para o cargo de vereador do Cabo de Santo Agostinho ofereceu consultas oftalmológicas a preço ínfimo, em uma casa repleta de material de propaganda eleitoral, e doou cerca de 2.700 óculos aos eleitores, no período das eleições de 2016, em troca de votos. A principal prova contra o político foi um vídeo gravado na via pública em que ele conversa com um homem não identificado e informa que basta trazer o título de eleitor e o endereço para receber os óculos. Além disso, o próprio Labreildes afirma que já doou cerca de 2.700 óculos.

Numa primeira apreciação da manifestação do MP Eleitoral, o TRE-PE deu provimento ao recurso interposto pelo vereador, alegando que a gravação ambiental não era válida como prova. Graças a recurso especial interposto pela Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a gravação foi considerada lícita e o TRE-PE teve que rejulgar o processo.

Além de ter o diploma e o mandato cassados, Labreildes dos Santos Inácio ficará inelegível nos oito anos subsequentes às eleições de 2016 e terá que pagar 10.000 UFIRs.

Procurado pela reportagem em seu gabinete, por telefone, o Irmão Del não estava no seu gabinete da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho e não retornou à ligação do Blog da Folha até o momento.

 

Folha/PE

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Candidatos á prefeito de Pedras de Fogo e Itambé

Nomes definidos em convenção de candidatos à Prefeitura de Pedras de Fogo e Itambé nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.