30 de setembro de 2020
Início / Pernambuco / FERREIROS: Ao 69 anos, morre Mestre Zé Galdino
Arte em Festa Recepções

FERREIROS: Ao 69 anos, morre Mestre Zé Galdino

A cultura da mata Norte volta a ficar de luto. Faleceu no Hospital das Clinicas, no Recife, o Mestre Zé Galdino, aos 69 anos de idade. A confirmação da morte do mestre ocorreu início da tarde desta segunda-feira (25).

José Galdino dos Santos era seu nome de batismo. Popularmente conhecido como Zé Galdino, que por mais de quatro décadas participou ativamente da cultura da região. Mestre de maracatu, repentista e cirandeiro Galdino se tornou referência para os amantes da cultura não apenas do estado de Pernambuco mas na região nordeste, onde seu talento ultrapassou os limites territoriais.

Galdino só ingressou na profissão quando se mudou para o Recife, aos 27 anos de idade, e já venceu mais de trezentos festivais de violeiros.

Ele comandou por muito tempo o Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires, onde passou maior parte de sua trajetória. Zé deixou o Estrela e fundou o Maracatu Beija Flor de Ferreiros, onde passou a residir.

Galdino travou por um alguns anos um luta contra o câncer, provocado pelo cigarro.

O sepultamento acontecerá nesta terça-feira (26), no Cemitério Municipal de Ferreiros, onde residia atualmente.

Por ter levado por muitos anos o nome da cidade de Buenos Aires, por onde passava, a Prefeitura de Buenos Aires decretou três dias de luto, em virtude da morte do mestre.

Giro Mata Norte

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Em Goiana, vereador Carlos Viégas Jr. decide por reeleição

Além de vereador, Carlos Viégas Jr. é o atual presidente da Câmara Municipal de Goiana …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.