22 de novembro de 2019
Início / Notícias / Óleo volta a aparecer em Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco
Arte em Festa Recepções
Fragmentos de óleo foram encontrados na Ilha de Itapessoca, em Goiana, Litoral Norte de Pernambuco, nesta terça-feira (29)
Foto: Reprodução/WhatsApp

Óleo volta a aparecer em Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco

Fragmentos foram localizados na Ilha de Itapessoca, segundo prefeitura. Esse é o 1º registro na cidade desde que a substância voltou a aparecer em Pernambuco.

O óleo que vem atingindo o litoral pernambucano voltou a aparecer no município de Goiana, nesta terça-feira (29). Fragmentos da substância foram localizados na Ilha de Itapessoca, próxima às praias de Barra de Catuama e Ponta de Pedras, segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Jorge Oliveira.

Duas praias da cidade tiveram registro da substância no dia 7 de setembro – Ponta de Pedras e Barra de Catuama, segundo relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Desde que as manchas voltaram a aparecer no estado, no dia 17 de outubro, é a primeira vez que as equipes localizam em Goiana.

Oliveira explicou que a substância foi localizada por uma equipe da Companhia Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). “A ilha é vizinha a Itamaracá [também no Litoral Norte]. Imaginávamos que o óleo podia chegar por lá. São fragmentos pequenos. Já mobilizamos voluntários e vamos aproveitar a maré baixa para fazer a limpeza da Ilha de Itapessoca”, afirmou.

As praias e o litoral de Goiana vinham sendo monitorados com apoio de helicópteros, barcos e equipes em terra, apontou o secretário. “Vamos analisar a necessidade de colocar barreiras físicas para proteger a foz dos rios que temos na região”, disse Oliveira.

Mais cedo, também foram registrados novos fragmentos em Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. Segundo a prefeitura, o local foi limpo logo após o reaparecimento da substância.

Em 12 dias, foram recolhidas 1.500 toneladas de óleo em praias de Pernambuco, segundo balanço do governo estadual. Desde setembro, 13 cidades pernambucanas foram afetadas pelo desastre ambiental

G1/PE

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Salgado de São Félix: prefeitura cumpre recomendação do MP e implanta o Conselho de Políticas sobre Drogas

Salgado de São Félix: prefeitura cumpre recomendação do MP e implanta o Conselho de Políticas sobre Drogas

A Prefeitura de Salgado de São Félix, em cumprimento à recomendação expedida pela Promotoria de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.