23 de setembro de 2020
Início / Pernambuco / Juiz decreta perda de mandato de Júnior Matuto, prefeito de Paulista
Arte em Festa Recepções
Juiz decreta perda de mandato de Júnior Matuto, prefeito de Paulista
Foto: Divulgação

Juiz decreta perda de mandato de Júnior Matuto, prefeito de Paulista

O juiz da 12ª Zona Eleitoral, em Paulista, Leonardo Asfora, decretou a perda dos mandatos do prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), e do vice, Jorge Carreiro (PCdoB) por abuso de poder econômico no pleito de 2016.

Ele considerou que houve a “utilização de verba não contabilizada, de forma sistemática, e em valores considerados, doação empresarial indireta em valores expressivos, doações realizadas com indícios de ausência de capacidade econômica e outras por servidores diretamente ligados ao ente municipal (prefeitura), e ainda realização de despesas sem vinculação específica”.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Imprensa de Paulista afirmou que o prefeito não vai se pronunciar sobre a decisão.

Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Caso os advogados recorram, o prefeito e o vice permanecem nos cargos até o tribunal reavaliar o processo. A sentença é da última quarta-feira, 28 junho. O JC teve acesso aos termos da decisão nesta quinta-feira (29).

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) foi movida pelo candidato derrotado Severino Ramos (PTB), que ficou em segundo na corrida eleitoral de 2016 com 24,84% dos votos válidos – Júnior Matuto venceu o pleito com 47,7% dos votos válidos. Além da perda dos mandatos, o juiz determinou a inelegibilidade da dupla por oito anos.

Segunda decisão contra Júnior Matuto

É a segunda decisão que determina a perda do mandato do prefeito e vice de Paulista em duas semanas. No último dia 14, o mesmo juiz havia acatado, em outra ação, um pedido de cassação com base na rejeição de contas de campanha da chapa Júnior Matuto e Carreiro.

Em nota, porém, o prefeito havia informado que o TRE reexaminou o julgamento da prestação de contas para aprová-las, o que, segundo a defesa do prefeito, tornaria sem efeito a sentença de cassação.

 

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Ariano Suassuna é oficializado como Patrono da Cultura do Estado

Apesar de ser paraibano, o escritor desenvolveu todo seu trabalho intelectual no Recife Oficializada hoje …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.