11 de dezembro de 2019
Início / Paraíba / Paraíba realiza primeira coleta em 10 anos de coração para transplante, diz Saúde
Arte em Festa Recepções
Paraíba realiza primeira coleta em 10 anos de coração para transplante, diz Saúde
Captação dos órgãos foi realizada no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Paraíba realiza primeira coleta em 10 anos de coração para transplante, diz Saúde

Rins, córnea e fígado também foram captados; PRF faz escolta emergencial de órgãos para Pernambuco.

A primeira coleta em 10 anos, na Paraíba, de um coração para transplante aconteceu nesta sexta-feira (6), em João Pessoa. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), também foram coletados rins, córneas e fígado. A última captação de coração havia ocorrido em 2009.

Os órgãos, captados no Hospital de Emergência e Trauma da capital paraibana, foram doados pela família de um homem, de 34 anos, vítima de um acidente de moto. Segundo a SES, o coração e o fígado serão levados para Pernambuco, enquanto os rins e córneas ficarão na Paraíba.

A Secretaria informou que, embora o estado tenha a estrutura e os profissionais habilitados para realizar os transplantes, o coração e o fígado devem ser levados para outro local porque não são compatíveis com os receptores na Paraíba. O procedimento de captação terminou por volta das 19h desta sexta-feira (6).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma escolta emergencial vai acompanhar o transporte dos órgãos até Recife, dado o curto prazo para realização dos procedimentos, cerca de três horas. Em Pernambuco, conforme a PRF, uma mulher receberá o coração e um homem o fígado.

 

G1/PB

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Julian Lemos convida a juíza criminal Conceição de Lourdes para disputar a prefeitura de Bayeux contra o ex-presidiário Berg Lima

Bayeux pode ganhar mais uma boa opção eleitoral para se livrar de vez do ex-presidiário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.