Rins, córnea e fígado também foram captados; PRF faz escolta emergencial de órgãos para Pernambuco.
A primeira coleta em 10 anos, na Paraíba, de um coração para transplante aconteceu nesta sexta-feira (6), em João Pessoa. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), também foram coletados rins, córneas e fígado. A última captação de coração havia ocorrido em 2009.
Os órgãos, captados no Hospital de Emergência e Trauma da capital paraibana, foram doados pela família de um homem, de 34 anos, vítima de um acidente de moto. Segundo a SES, o coração e o fígado serão levados para Pernambuco, enquanto os rins e córneas ficarão na Paraíba.
A Secretaria informou que, embora o estado tenha a estrutura e os profissionais habilitados para realizar os transplantes, o coração e o fígado devem ser levados para outro local porque não são compatíveis com os receptores na Paraíba. O procedimento de captação terminou por volta das 19h desta sexta-feira (6).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma escolta emergencial vai acompanhar o transporte dos órgãos até Recife, dado o curto prazo para realização dos procedimentos, cerca de três horas. Em Pernambuco, conforme a PRF, uma mulher receberá o coração e um homem o fígado.
G1/PB