29 de setembro de 2020
Início / Paraíba / Secretaria de Saúde emite alerta contra sarampo na Paraíba
Arte em Festa Recepções
Pessoa que apresentar os sinais da doença deve comparar ao posto de saúde mais próximo e alertar as autoridades.
Secretaria de Saúde emite alerta contra sarampo na Paraíba — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Secretaria de Saúde emite alerta contra sarampo na Paraíba

Pessoa que apresentar os sinais da doença deve comparar ao posto de saúde mais próximo e alertar as autoridades.

A Secretaria de Saúde da Paraíba emitiu um alerta aos serviços de saúde para casos suspeitos de sarampo. De acordo com a secretaria, um caso da doença está sendo investigado no estado, aguardando confirmação laboratorial.

Segundo o boletim epidemológico do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 12 de maio a 03 de agosto de 2019, 1.226 casos confirmados de sarampo. Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Paraná são os estados com surto da doença.

Diante dos casos, a Secretaria alerta que todo caso suspeito na Paraíba deve ser notificado às autoridades sanitárias e de vigilância em até 24 horas. Quem apresentar os sinais da doença deve comparecer ao posto de saúde mais próximo.

Sarampo

De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode causar morte. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. A única forma de prevenção é a vacina.

A tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível nas salas de vacina da Paraíba e deve seguir o seguinte esquema:

Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;

Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;

Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

A vacinação de crianças de 6 meses a menores de 1 ano que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo também é indicada. A imunização deve ser feita pelo menos 15 dias antes da viagem.

G1/PB

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Por atrasar salários de servidores, ex-prefeito de Caaporã é condenado por Improbidade Administrativa

Por atrasar os salários dos servidores públicos do Município de Caaporã durante os anos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.