28 de fevereiro de 2021
Início / Paraíba / Corregedoria-Geral faz inspeções nas Promotorias de Gurinhém, Mari e Sapé
Arte em Festa

Corregedoria-Geral faz inspeções nas Promotorias de Gurinhém, Mari e Sapé

A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba realizou, esta semana, inspeções e correições nas Promotorias de Justiça de Gurinhém, Mari e Sapé. Nas três unidades, o órgão iniciou o trabalho através de reuniões com os promotores de Justiça locais e representantes da rede social para saber quais são os principais problemas enfrentados pela população e que precisam de uma atuação mais incisiva do Ministério Público. Dificuldades para exercer o direito à saúde e violações aos direitos de idosos, crianças e adolescentes foram as principais reclamações.

Participaram das reuniões a corregedora-geral Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes; os promotores-corregedores, Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos e Francisco Lianza Neto; o juiz da comarca de Gurinhém, Glauco Coutinho Marques, e as promotoras de Justiça, Jaine Aretakis Cordeiro Didier (Gurinhém), Simone Duarte Doca (Mari), Caroline Freire Monteiro da Franca e Paula da Silva Camillo (Sapé).

A corregedora-geral defendeu a importância do diálogo entre os membros do MPPB e os representantes da sociedade. “A interação mantida durante as reuniões revela os problemas mais recorrentes e os anseios da comunidade, permitindo uma atuação pontual e eficiente por parte dos promotores de Justiça”, explicou.

Em Gurinhém, a principal reclamação da população está relacionada aos serviços de saúde, sobretudo à dispensação de medicamentos pelo poder público. Em Mari e Sapé, a população reclamou da violação de direitos de idosos, crianças e adolescentes. No primeiro município também foi destacada a necessidade de regularizar a natureza jurídica da Casa de Passagem. Em Sapé, os moradores falaram sobre a necessidade de um estudo para a instalação de uma instituição de longa permanência para idosos no município.

Os trabalhos correicionais também contaram com o exame de feitos judiciais e extrajudiciais e com visitas da equipe da corregedoria-geral à Associação Voluntária dos Idosos de Mari (Avim), à Casa de Acolhida Maria Soledade Muniz de Sá e ao Presídio Regional, localizados no município de Sapé.

Reconhecimento – Conforme informou a corregedora-geral, a reunião realizada na Promotoria de Sapé foi encerrada de forma emocionante, com o reconhecimento dos profissionais da rede de apoio social ao trabalho desenvolvido pela promotora de Justiça Juliana Couto, na defesa da Criança e do Adolescente. “A representante do MPPB foi muito elogiada. Ela plantou uma semente e deixou como legado a consciência de que o trabalho cooperativo é o caminho a ser percorrido para a solução dos conflitos sociais”, disse.

 

MPPB

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

TCE imputa débitos a ex-prefeitos após reprovar as contas de Riachão do Bacamarte e Pedras de Fogo

As contas das Prefeituras de Pedras de Fogo, exercício de 2018, e Riachão do Bacamarte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.