23 de outubro de 2020
Início / Paraíba / Paraíba já registrou dez casos de meningite em 2019
Arte em Festa Recepções

Paraíba já registrou dez casos de meningite em 2019

A doença foi detectada em pacientes de João Pessoa, Campina Grande, Alcantil, Alagoa Grande, Catolé do Rocha e Sousa.

A Paraíba já registrou este ano 10 casos de meningite, a mesma doença causou a morte do menino Arthur Lula da Silva, de 7 anos, neto do ex-presidente Lula, na última sexta-feira (1). Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.

A doença foi detectada em pacientes de João Pessoa, Campina Grande, Alcantil, Alagoa Grande, Catolé do Rocha e Sousa. No ano passado, foram confirmados 38 casos da doença no Estado. Em 2017, 50 registros foram realizados.

A doença é transmitida pela via respiratória e pode levar a morte em pouco tempo pelo seu avanço rápido no corpo humano. A meningite é um processo inflamatório das meninges, tecido que envolve o cérebro, causado pela bactéria Neisseria meningitidis.

Os sintomas da doença sintomas incluem febre alta, dor de cabeça e rigidez do pescoço ou da nuca. Também é normal o paciente ter mal estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) e confusão mental. Conforme o quadro se desenvolve, acrescenta-se à lista convulsão, delírio, tremor e coma.

Diagnóstico

O diagnóstico das meningites é feito por meio de uma punção em que se faz retirada do líquido presente entre as meninges. Essa punção, cerebroespinhal é feito na coluna. O tratamento da meningite bacteriana é feito com antibióticos, associados ou não a corticóides e a internação sempre é necessária.

Vacinas
Existem vacinas contra os sorotipos que causam a meningite meningocócica, que são a A,  B, C, W, Y. Porém, a única disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a do tipo C. Já as do tipo B e a conjugada A, C, W, Y só é encontrada na rede privada.

 

ClickPB

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Delegado diz que homem encontrado morto em Pedras de Fogo não tinha passagem pela polícia

José Severino da Silva (37), conhecido por “Tiaí”, foi encontrado morto na Matinha do amor, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.