2 de dezembro de 2020
Início / Pernambuco / Bombeiros mobilizam Prefeituras e Universidades para criarem o primeiro Apiário regional da Zona da Mata
Arte em Festa

Bombeiros mobilizam Prefeituras e Universidades para criarem o primeiro Apiário regional da Zona da Mata

O Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, TenCoronel Edson Marconni, vem mobilizando as prefeituras da região da Zona da Mata Norte a encontrarem em conjunto uma solução viável para alocarem as abelhas que enxameiam as áreas urbanas.

A intenção é reunir todas as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura das 18 (dezoito) prefeituras da Zona da Mata sob a responsabilidade do Grupamento para, em conjunto com as Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade de Pernambuco, dentre outros órgãos interessados, encontrarem mecanismos que incentive a pesquisa, o não extermínio e a destinação adequada as abelhas africanizadas que periodicamente afligem a população.

Segundo o TenCoronel Marconni está sendo construída uma proposta para criação do primeiro Apiário Regional da Zona da Mata Norte, onde as abelhas capturadas seriam conduzidas.

Penso que uma área de preservação possa ser uma escolha lógica, mas estão sendo avaliadas algumas hipóteses dentro de critérios técnicos, sendo a fomentação desse conhecimento das Universidades e disponibilização da área sugerida pela prefeitura, todavia precisa haver consenso por todos os entes envolvidos.

É importante, no entanto, que as prefeituras abracem essa ideia e se coloquem à disposição para implantar o Apiário em seu município.

Entendo que as Universidades são engrenagens importantes e indissociáveis do processo.

Pretendemos mobilizar todos para preservar as abelhas, especialmente as nativas.

Para alcançarmos êxito precisaremos do apoio de toda sociedade, incluindo especialmente os Prefeitos, Vereadores, Secretários municipais, Professores (profissionais que tenho profundo respeito e admiração), apicultores, empresários, dentre tantas pessoas que entendem a importância desse Centro Apícola para a preservação da espécie, desenvolvimento da agricultura e da região.

Tenho convicção que a extinção das abelhas representará a extinção da raça humana, pois a falta de polinização incidirá na escassez de alimentos e por reação em cadeia findará com a vida no planeta.

Pretendemos unir forças, subsidiando a pesquisa acadêmica, respeito e valorização das espécies, ensino as crianças e jovens, capacitação de apicultores com foco nas famílias que vivam na áreas rurais (observando critérios técnicos), dentre pontos que vem sendo analisados.

O essencial é envolver todos para êxito do Projeto.

A necessidade que surgiu com a proibição de extermínio das abelhas, despertou a necessitam de preservar a espécie e enlaçar todos os entes interessados.

O Corpo de Bombeiros busca incentivar o enlace desses atores para que as ações sejam desenvolvidas sem a necessária participação da Corporação cuja missão constitucional tem outro foco.

A construção dessa proposta começou a ser construída nessa quarta-feira (13/02), que reuniu representantes do CPRH, Secretaria de Meio Ambiente de Carpina, CELPE, Defesa Civil Municipal de Carpina, dentre outros, no quartel do 7º Grupamento de Bombeiros, em Carpina.

O Comandante agendou a próxima reunião para o dia 27 de fevereiro do corrente ano, com a presença confirmada da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Ficam convidados todas as prefeituras da Região da Zona da Mata Norte a mandarem seus representantes, bem como, os setores interessados que possam contribuir com o Projeto.

Sei que será uma oportunidade para desenvolvimento dessa região e despertará o especial interesse dos integrantes do Novo Norte, também espero contar o apoio desse grupo seleto, disse Marconni.

 

CBMPE

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

João Campos crava rompimento com PT. No radar, implicações nacionais

“Não terá nenhuma indicação política do PT no meu governo”. A declaração do prefeiturável João …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.