28 de outubro de 2020
Início / Notícias / Usina Giasa terá que apresentar plano para preservação de nascentes do Rio Gramame
Arte em Festa Recepções

Usina Giasa terá que apresentar plano para preservação de nascentes do Rio Gramame

A usina Giasa instalada em Pedras de Fogo, que está em processo de transição do grupo BIOSEV para o Grupo Olho Dágua, recebeu notificação do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público Federal (MPF) para apresentar um plano de preservação de áreas degradadas.

Os órgãos entregaram as recomendações a Giasa e outras duas usinas durante solenidade nesta terça-feira (15) . A intenção é preservar os recursos ambientais das bacias dos rios Gramame e Abiaí que abastecem a capital da Paraíba e região metropolitana. O rio Gramame é responsável por fornecer água para 70% da Grande João Pessoa, em Pedras de Fogo são seus afluentes que abastece o reservatório da cidade.

Deverão ser apresentados Projetos e Planos de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (Prad) para as Áreas de Preservação Permanente de propriedade das usinas, nas quais estão localizados mais de 40 pontos de nascentes e olhos d’água perenes. A Sudema deverá acompanhar a execução dos planos apresentados pelas usinas.

De acordo com o procurador José Godoy, foi estabelecido um prazo para apresentação dos Planos e o início de sua execução. Em entrevista ao Portal ClickPB, apontou que serão “seis meses para elaborar um plano e aprovar e após a provação, começar a implementar os planos”.

“Hoje, na visão do Ministério Público, são empresas que têm produtos sujos em áreas que não podem produzir. O Ministério Público deu a oportunidade de as empresas se regularizarem, mudar essa postura”, destacou José Godoy. Ele ainda ressaltou que segue aguardando para saber qual a postura que as usinas irão adotar.

O procurador ainda ressaltou que “a perspectiva é de que [as usinas] passem a ser atores fundamentais na preservação da bacia do Gramame”.

 

Fronteira Social 

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Quase 700 denúncias de propagandas eleitorais irregulares na Paraíba são registradas pelo TRE-PB a pouco mais de 20 dias para votação

Além disso, a Ouvidoria do órgão ainda contabilizou até esta sexta-feira (23), 393 ligações de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.