21 de março de 2019
Início / Itambé / Reflexos da conquista do professor Jayse no desenvolvimento de Itambé
Arte em Festa Decorações

Reflexos da conquista do professor Jayse no desenvolvimento de Itambé

Itambé, com 36 mil habitantes e 4 Distritos (sede, Caricé, Ibiranga e Quebec), situada na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, sempre foi esquecida pelos políticos. Nos últimos 20 anos percebe-se claramente que Itambé involuiu, regrediu, andou para trás. Nesse período, o que projetou o nome da cidade na mídia foi “grupo de extermínio”, “roubos”, “assaltos”, “homicídios”. A vida da outrora pacata cidade interiorana havia se transformado num terror para seus moradores.

A rodovia PE-075, que liga Itambé a Goiana, está degradada, esburacada, deteriorada, desde 9 anos atrás, sem qualquer ação concreta que agilize sua restauração e revitalização. O município não tem saneamento básico, aterro sanitário, estação rodoviária, e, uma Escola Técnica Estadual que viria para a cidade, inclusive foi lavrada e assinada a escritura de doação do terreno, no Loteamento Gildo Andrade, caiu no esquecimento e o terreno foi loteado e distribuído com apaniguados pelo ex-prefeito Bruno Ribeiro.

O Serviço de Abastecimento D’água foi construído há 40 anos e não atende mais a demanda.
É obsoleto, ineficiente, ultrapassado, degradado, cheio de gambiarras, e, sobretudo, sofre as consequências de sucessivas más administrações.

Imagem: TiagoSouza.Online

A EREM Frei Orlando, como de resto tudo na cidade, também foi sacrificada pela falta de investimentos, diria que foi totalmente esquecida pelos governantes, a ponto de não ter um refeitório, mesmo depois que passou a ser escola de tempo integral, obrigando alguns alunos a se servirem no chão e até debaixo de árvores frondosas existentes no terreno da escola.
Salas com vidros quebrados, carteiras em péssimas condições de uso, banheiros sujos e deteriorados, internet bancada pelos professores, enfim, com suas instalações físicas a merecer uma reforma geral ampla e urgente.

 

A quadra de esportes do educandário está completamente deteriorada, com o superado piso de concreto estragado, sem cobertura e sem arquibancada, tendo sido abandonada e pouco ou quase nada utilizada pelos alunos.
Mesmo com todas essas deficiências físicas, a escola tem um corpo docente altamente qualificado, com resultados altamente positivos obtidos pelos alunos em vestibulares.

Com todas essas condições materiais de trabalho adversas, eis que desponta no cenário educacional do país o professor Jayse Antônio Ferreira, arrebatando o importante título de “melhor professor de ensino médio do Brasil”, conquistado no ano de 2015.

Mesmo com a projeção nacional da conquista do professor Jayse, conferindo-lhe destaque e presença em programas jornalísticos de edição nacional e no Programa Encontro, da jornalista Fátima Bernardes, a escola padeceu e careceu de apoio e ações de revitalização de suas instalações físicas.

Somente agora, com a projeção internacional do professor Jayse, merecida e honrosamente indicado para concorrer com outros 50 professores ao título de “melhor professor do mundo”, que tem importância, guardadas as proporções, ao Prêmio Nobel, foi que despertou a atenção do Governo do Estado, tendo sido convidado e recebido no Palácio do Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara, que, enfática e solenemente, fez promessas de revitalização da escola, com construção de um Ginásio de Esportes decente, reforma das instalações físicas e reforço das instalações elétricas para suportar a colocação de ar condicionado nas salas de aula.

O professor Jayse, com o mérito de sua projeção nacional e agora internacional, conseguiu para Itambé e para a EREM Frei Orlando, o que os políticos não conseguiram em 20 anos. Itambé não é mais somente aquela cidade de grupos de extermínio, de altos índices de homicídio, roubo e assalto, Itambé hoje é o torrão do professor Jayse Antônio, o melhor do Brasil e quiçá do mundo.

 

Por – Antônio Paiva Filho 

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

PDT estuda lançar Túlio Gadêlha candidato à Prefeitura do Recife, diz jornal

Em um esforço para lançar novas lideranças às disputas das prefeituras das capitais, o presidente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.