28 de novembro de 2020
Início / Paraíba / João Pessoa registra 60 prédios históricos com risco de desabamento
Arte em Festa

João Pessoa registra 60 prédios históricos com risco de desabamento

Os prédios históricos de João Pessoa em um total de 60 imóveis tombados foram detectados pelo Iphaep com risco de desabamento. De acordo com levantamento feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estado da Paraíba (Iphaep), o número é correspondente a cerca de 1% do total de 6.600 prédios tombados na região central de João Pessoa.

Segundo a coordenadora de Arquitetura e Ecologia do Iphaep, Gabriela Pontes Monteiro, a quantidade de imóveis em risco de desabamento diminuiu no início deste ano, em relação ao segundo semestre de 2017. Em janeiro, o Iphaep havia estimado 84 prédios na capital correndo risco de desmoronar.

“Vale ressaltar que este número de imóveis em risco era maior e muitos já foram recuperados em atendimento à ações promovidas pelo Iphaep no âmbito administrativo e judicial”, explicou Gabriela.

Um decreto municipal, n° 25.138/2004 delimitou todas as edificações que integram o Centro Histórico. A área compreendida como Centro Histórico tem cerca de quatro hectares e se estende por cinco bairros: Centro, Varadouro, Jaguaribe, Tambiá e Trincheiras.

Conforme levantamento feito pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB), publicado em maio deste ano com base em relatórios da Defesa Civil de João Pessoa, o antigo prédio do INSS, no Ponto de Cem Réis, é o imóvel, entre os condenados, que corre mais risco de desabamento.

O imóvel pertence à União e ficou abandonado por alguns anos. Atualmente é ocupado por comerciantes. Segundo informações do CAU, além das más condições estruturais, devido à falta de manutenção, a edificação está com a fiação elétrica comprometida e apresenta infiltrações e fissuras que oferecem risco para os comerciantes que trabalham no local e para os pedestres que transitam pelo entorno.

 

CLICKPB

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Homem com tornozeleira eletrônica é socorrido após sofrer ataque a tiros em Pedras de Fogo

Um homem foi baleado na noite desta segunda-feira (23), na cidade de Pedras de Fogo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.