15 de abril de 2021
Início / Pernambuco / Baleia encalha em banco de areia e morre em praia de Goiana
Arte em Festa

Baleia encalha em banco de areia e morre em praia de Goiana

Filhote de jubarte foi localizado, nesta terça-feira (14), em Catuama, em Goiana. Encalhe de animal ocorreu no domingo (12).

Morreu a baleia que encalhou no domingo (12), na Praia de Ponta de Pedras, em Goiana, no Grande Recife, e foi resgatada por pescadores. A informação foi confirmada pelos veterinários do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha no Nordeste (Cepene). O filhote de jubarte apareceu, nesta terça-feira (14), na orla de Catuama, na mesma cidade.

Uma equipe do Cepene seguiu para Catuama assim que soube que o animal tinha sido encontrado morto. Segundo dados do centro, 122 baleias da espécie encalharam em 2017, no Brasil.

Equipes do Cepene ajudaram os pescadores a cuidar do filhote, durante as nove horas da ação de resgate, no domingo. O animal tem cerca de quatro metros e tinha nascido havia poucos meses. “Ela estava muito debilitada”, explicou a veterinária Ana Paula Brito, que esteve em Ponta de Pedras.

O filhote foi encontrado na orla de Ponta de Pedras, no domingo. Pescadores e moradores da região tentaram levar a baleia para uma área com mais profundidade, mas a maré seca prejudicou a ação.

O blogueiro Álvaro Mello, um dos primeiros a chegar ao local onde estava a jubarte, contou que o animal estava com algum ferimento e com uma nadadeira com problema. Por isso, não conseguia ir para longe e ficava nadando em círculos.

Por volta das 11h, os pescadores informaram que já tinham conseguido colocar a baleia em uma área com maior profundidade. Às 14h, segundo Álvaro Mello, biólogos e veterinários chegaram a Ponta de Pedras para acompanhar a baleia. O trabalho dos pescadores, moradores e profissionais durou até o fim da tarde.

G1

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Em surto, policial militar armado se tranca em loja em Paulista e faz ameaças; ninguém ficou ferido

Segundo a PM, as equipes do 17º Batalhão foram até o local, fizeram o isolamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *