A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou uma nota sobre o estudante de Pedagogia que foi preso na madrugada deste domingo (22), junto com a namorada, enquanto ambos viajavam entre a Paraíba e Pernambuco. O casal é suspeito de comandar o tráfico de drogas dentro da instituição.
De acordo com a UFPB, será aberto nesta segunda-feira (23) um processo administrativo disciplinar para avaliar a conduta do aluno de 35 anos de idade, algo que pode ocasionar a exclusão do rapaz da universidade.
A prisão foi realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar. Dentro do veículo, o casal portava cocaína, êxtase e LSD, e a hipótese é de que eles estariam levando as drogas para uma festa que aconteceria em Recife.
Após a ação, os suspeitos foram conduzidos até o quarto em que o homem mora na residência universitária da UFPB, no campus I, em João Pessoa. Lá foram encontrados também produtos feitos à base de maconha, além de um pé da planta cultivado em um vaso.
Entenda o caso
O estudante e a namorada, de 20 anos de idade, estavam a caminho de Recife e foram surpreendidos portando cocaína, êxtase e LSD dentro do carro. Eles estariam indo abastecer uma festa na capital pernambucana.
A Polícia Federal, em ação conjunta com a PM, conduziu os suspeitos até a residência universitária da UFPB para averiguação. No local, foram encontrados produtos feitos a partir de maconha, além de um pé da “matéria prima”, plantado em um vaso.
A polícia encontrou até manteiga feita de maconha, que segundo o suspeito era consumida com outros alimentos. No quarto vizinho, agentes se depararam com maconha plantada em um vaso, o rapaz que estava no local foi enquadrado como usuário e liberado.
Segundo o delegado Bruno Rodrigues, da Polícia Federal, o estudante é suspeito de comandar o tráfico no interior da Universidade Federal da Paraíba.
Em depoimento, o rapaz disse em sua defesa que passou em primeiro lugar no vestibular para seu curso. Ele afirmou também que faz várias receitas a partir de maconha, a exemplo de brownie. A polícia informou que ele, inclusive, já cumpriu 8 anos de prisão por extorsão mediante sequestro.
O casal está preso na sede da Polícia Federal, no município de Cabedelo, Grande João Pessoa, e deve passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (23).
T5PARAIBA