Quatro meninos e o técnico foram os últimos a deixar a caverna Tham Luang, no norte do país, nesta terça (10).
A Tailândia retirou o último garoto e o treinador do time de futebol do complexo de cavernas de Tham Luang por volta das 18h30 locais desta terça-feira (10), 8h30 em Brasília, e encerrou os 18 dias de operações de resgate dos 12 meninos e o técnico, que estavam presos no local desde 23 de junho.
“Todos os 12 ‘Javalis Selvagens’ e seu treinador estão fora da caverna. Estão seguros. Mandem apoio a todos”, confirmou a Marinha tailandesa no Facebook, citando os garotos pelo nome do time de futebol. Todos foram levados a um hospital.
A operação de hoje ocorreu mesmo após intensa chuva atingir o local na noite de segunda e manhã desta terça. Segundo Narongsak Osatanakorn, ex-governador de Chiang Rai, que chefia a operação, as condições na caverna não mudaram muito – o que permitiu o reinício dos trabalhos.
De acordo com o premiê tailandês, Prayut Chan-o-chau, os meninos resgatados receberam remédios que combatem a ansiedade, mas não tomaram anestésicos.
Os garotos no hospital estão sendo mantidos em isolamento para evitar o risco de infecção, conversando com seus pais por meio de uma janela de vidro. Por enquanto, a dieta dos garotos é limitada a mingau, pão e uma pequena quantidade de chocolate. Eles devem ficar em observação no hospital por pelo menos sete dias.
“Não temos certeza se isso é um milagre, uma ciência ou o que é. Todos os 13 Javalis [nome do time de futebol] agora estão fora da caverna”, comemorou a Marinha tailandesa.”
-Resgate durou 3 dias: começou no domingo (8) e terminou na terça (10). Cada menino foi conduzido por 2 mergulhadores e usou máscara facial de oxigênio.
– 4 garotos foram retirados por dia e, no último dia de resgate, o técnico também foi tirado da caverna.
– 90 mergulhadores participaram do resgate: 50 estrangeiros e 40 tailandeses. Ao todo, mais de 1 mil pessoas fizeram parte dos trabalhos.
– Resgatados foram levados de helicóptero para hospital, onde vão ficar em quarentena e observação.
Algum tempo depois que os últimos meninos e o treinador deixaram a caverna, o médico que estava lá dentro com eles também saiu.
Além da Marinha, líderes internacionais, como o presidente Donald Trump e a premiê Theresa May, comemoraram o sucesso da ação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/p/x/2yAVwOSjOUof5uvqOMfQ/ambulancia107.jpg)
Ambulância deixa caverna Tham Luang, na Tailândia, nesta terça-feira (10) (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters )
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/r/4/TLZT6cTZmhHLi0D4f4Fw/resgate1007.jpg)
Equipes de resgate se preparam para levar crianças resgatadas em caverna na Tailândia para hospital (Foto: Facebook/Police Thailand News/via Reuters )