O jogo era de risco, mas a seleção brasileira mostrou maturidade e tranquilidade e terminou a primeira fase de forma invicta e na liderança do grupo E. Nesta quarta-feira, no encerramento da primeira fase, o Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0 e chegou a 7 pontos em três jogos. A Suíça, que empatou em 2 a 2 com a Costa Rica, foi a segunda classificada do grupo, com 5 pontos.
Os primeiros minutos foram de ansiedade. O Brasil nada criava e a Sérvia já arriscava as primeiras bolas alçadas na área. O clima de tensão aumentou logo aos 9 minutos, quando o Brasil perdeu Marcelo, que sentiu um problema na lombar e teve que ser substituído por Filipe Luís.
A partir desse lance, o Brasil acordou. Aos 28′, Neymar fez belo lançamento para Gabriel Jesus, ele avançou, driblou seu marcador e bateu cruzado, mas a zaga cortou para escanteio.
Aos 35′ Philipe Coutinho acertou um lançamento primoroso para Paulinho, que, pela primeira vez na Copa apareceu como elemento surpresa, furou as linhas de marcação da Sérvia e recebeu na cara gol para tocar por cobertura e abrir o placar.
A primeira chance da etapa final foi brasileira, em um belo contra-ataque puxado por Coutinho, que enfiou para Neymar no comando de ataque. O camisa 10 bateu cruzado, mas o goleiro defendeu com os pés.
Para reforçar a marcação, Tite colocou Fernandinho no lugar de Paulinho, e esfriou as investidas sérvias.
E o segundo gol brasileiro veio justamente na principal jogada dos adversários. Em escanteio pela esquerda, Neymar cobrou fechado, Thiago Silva se antecipou à marcação e fez o gol que deu tranquilidade ao Brasil.
Depois do segundo gol, a seleção ficou dona da partida, controlou o jogo, ficou com a posse de bola e não correu mais riscos. Ainda teve algumas chances de ampliar com Neymar (que apesar de não marcar, fez sua melhor partida, jogando pela equipe, sem simular faltas e sem reclamar com a arbitragem).
Agora, é mata-mata, o Brasil encara o México, pelas oitavas de final, na segunda-feira, às 11h.
PARANAPORTAL