1 de outubro de 2020
Início / Pernambuco / Dia de Pentecostes é celebrado neste domingo pela Igreja Católica
Arte em Festa Recepções

Dia de Pentecostes é celebrado neste domingo pela Igreja Católica

Neste domingo, a partir das 12h, a Igreja Católica celebra o Dia de Pentecostes. A Arquidiocese de Olinda e Recife irá realizar celebrações em dois polos do bairro da Boa Vista: no Santuário Canônico Mariano de Nossa Senhora de Fátima (antigo colégio Nóbrega) e no Parque Treze de Maio.

O arcebispo dom Fernando Saburido convida todo o clero, leigos e comunidades para festa.
Este ano, o tema faz referência ao Ano Nacional do Laicato: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino – Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14). De acordo com os organizadores do evento, a expectativa de público é reunir 10 mil pessoas.

Para a igreja católica, Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, pois comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria, sua santíssima mãe, configurando o dia do nascimento da Igreja.

Os fiéis devotos participarão de momentos de louvor, oração, apresentações musicais religiosas, recitação do terço mariano, confissões, encontro com a juventude católica, Adoração ao Santíssimo Sacramento e a missa campal, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Pentecostes é um vocábulo grego e significa “quinquagésimo”. Com esta palavra, a Bíblia registra o evento narrado em Atos dos Apóstolos 2: “Depois que Cristo subiu aos céus, os discípulos, reunidos, receberam o Espírito Santo”. Naquele momento, os primeiros cristãos receberam a força que encheu seus corações e fez com que criassem coragem e pregassem a mensagem de Jesus.

O Domingo de Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus.

Isto porque Jesus ficou quarenta dias após a ressurreição, repassando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam-se quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foi este número de dias, sete, em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.

Para os católicos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém.

Por esta razão o dia de Pentecostes também é considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

Programação festa de Pentecostes 2018

 

Polo Santuário Nossa Senhora de Fátima/Soledade
Das 8h às 12h30 – Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ): encontro para os jovens que fazem parte dos diversos carismas, expressões juvenis, animação das comunidades Shalom e Rainha da Paz e catequese com o arcebispo dom Fernando Saburido.
13h- Procissão com a Juventude Arquidiocesana, saindo do Santuário de Fátima (antigo colégio Nóbrega), com o andor de Nossa Senhora de Fátima, em direção ao parque Treze de Maio.

Polo parque Treze de Maio/Boa Vista (das 12h às 17h):
12h – abertura e recitação do Terço Mariano;
13h – Show com o padre Damião Silva;
14h – momento de espiritualidade;
14h30 – Louvor com padre Rosivaldo Torres e ministério Soul Discípulo;
15h – Tiago Brado e adoração ao Santíssimo Sacramento;
16h- Missa campal, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo clero arquidiocesano.

 

DIARIODEPERNAMBUCO

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Candidatos á prefeito de Pedras de Fogo e Itambé

Nomes definidos em convenção de candidatos à Prefeitura de Pedras de Fogo e Itambé nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.