26 de novembro de 2020
Início / Paraíba / Superação! Sem um braço e duas pernas, jovem alhandrense supera deficiência para estudar jornalismo
Arte em Festa

Superação! Sem um braço e duas pernas, jovem alhandrense supera deficiência para estudar jornalismo

Um exemplo enorme de superação. A frase pode parecer clichê, mas cai muito bem quando se trata do estudante paraibano Ricardo Dias, de 20 anos de idade. Ele mora em Alhandra, município que fica a 40 minutos de João Pessoa, e tem o sonho de ser jornalista.

Porém, para seguir a profissão, o jovem precisou enfrentar problemas pelos quais a maioria das pessoas nunca passou: a ausência das duas pernas e de um dos braços. Acontece que, com menos de um ano de idade, Ricardo sofreu com uma doença infecciosa, que o deixou deficiente físico.

“Ele era perfeito, e com 15 dias [de vida] começou a sentir uns problemas, e daí a gente levou ele no Santa Paula, hospital que hoje não existe mais, e foi constatado que ele tinha uma infecção generalizada. A partir daí ele foi internado, passou oito meses na UTI, e durante esse período ele teve uma necrose, em que foi perdendo os membros. Não precisou da cirurgia”, conta Eunice Bernardo, tia do estudante.

Além de tudo isso, Ricardo ainda precisou aprender a conviver com mais um obstáculo desde cedo. Sua mãe é surda, assim como o seu padrasto, e a comunicação com eles só acontece através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a qual o alhandrense já domina.

Claro que tudo isso só o deixou mais estimulado para superar todas as adversidades e ir em busca de seu desejo maior, ao encerrar o ensino médio, que era cursar jornalismo.

“Muita gente comentava dizendo: ‘Ricardo, tu era pra ser jornalista, porque tu é muito comunicativo, muito povão. Se eu fosse tu, entrava nessa área’. Eu disse que ia pensar e decidi que, se era minha área então eu vou seguir em frente e ver se minha profissão realmente é essa”, explica ele, bem humorado.

Para isso, ele precisa acordar cedo, de segunda à sexta-feira, e pegar um ônibus saindo de Alhandra até João Pessoa, o que dá entre 40 e 50 minutos de percurso. Na capital, ele estuda jornalismo em uma universidade privada, onde luta para que as oportunidades venham e as portas se abram.

Muito conhecido na sua cidade, ele demonstra toda sua alegria e não perde uma festa em Alhandra, mostrando que a verdadeira é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar.

 

 

PORTALDOLITORAL

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Santa Rita terá Escola Cívico-Militar na rede municipal

Uma das novidades na área de Educação em Santa Rita será a implantação da Escola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.