27 de outubro de 2020
Início / Mais Notícias / Ansiedade não é drama, entenda a doença
Arte em Festa Recepções

Ansiedade não é drama, entenda a doença

Impaciência e desejo que algo aconteça logo? Quem sofre, sabe: vai muito além disso. Apesar de ser uma emoção normal que sentimos antes de uma entrevista de emprego ou de uma prova, quando em excesso precisa de atenção e da ajuda de profissional já que pode ser um distúrbio.

Ansiedade é o sentimento de quem pensa demais no futuro. Para Freud, é o medo de algo incerto, sem objeto. Já o psiquiatra Aubrey Lewis descreve como “um estado emocional com a qualidade do medo, desagradável, dirigido para o futuro, desproporcional e com desconforto subjetivo”. Ou seja, um sentimento incômodo em que a pessoa vive num estado de alerta constante por causa de algo que pode ou não acontecer.

Alguns sintomas da ansiedade

  • insônia
  • ataques de pânico
  • falta de ar
  • preocupação excessiva
  • tensão muscular
  • dor no peito
  • medos irracionais
  • tremores
  • outros sintomas que fazem parte do dia a dia

Quais as causas e tratamentos

E por quê alguém sofre com isso? Genética, hormônios, traumas e experiências podem ser alguns dos motivos que levam quase 23% da população brasileira a ter algum distúrbio de ansiedade ao longo da vida. Mas a notícia boa é que dá pra tratar!

“Químicos podem ajudar o cérebro, mas existe a necessidade de tratamento psicológico”, afirma a neurologista Sandra Regina Campacci. Como boa parte da ansiedade vem dos pensamentos, sessões de terapias podem ajudar a mudar a forma de pensar dos pacientes, descobrir os motivos de inquietação e apoiá-los para que encarem seus problemas.

“A ansiedade diminui quando enfrentamos o problema. Se ele estiver no futuro, pode não passar. O segredo é parecido com o pensamento positivo: mentalizar que os problemas podem não ser tão grandes assim e que tudo vai dar certo – isso faz com que agora o sentimento não seja catastrófico”, completa. Caso se aprofunde, é a hora em que um profissional da área entra com uma medicação.

Outra dica para melhorar esta sensação é extravasar: nos EUA existe o Dia do Pânico: em 9 de março, pessoas aproveitam para gritar, surtar, correr, ouvir música no último volume, botar para fora as energias e ansiedades.

 

 

ATIVOSAUDE

 

 

 

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Candidatos a prefeito brincam e dançam no TikTok, fenômeno entre crianças e adolescentes

No mês passado foi o aplicativo não relacionado a jogos mais baixado da Google Play …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.