17 de outubro de 2019
Início / Itambé / Itambé se compromete a alimentar sistema federal que monitora uso de verbas da saúde
Arte em Festa Recepções

Itambé se compromete a alimentar sistema federal que monitora uso de verbas da saúde

Com a finalidade de assegurar o controle social e a transparência no uso dos recursos públicos na área de saúde, o município de Itambé firmou termo de compromisso perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A partir dessa iniciativa, a administração municipal se compromete a alimentar o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) seguindo os prazos estabelecidos em lei.

Segundo a promotora de Justiça Janine Brandão Morais, o Siops deve ser alimentado sempre no dia 30 dos meses de março, maio, julho, setembro, novembro e janeiro. Essa informação deve ser inserida pelas Secretarias Municipais de Saúde no sistema federal, a fim de permitir apuração das receitas totais e gastos em ações e serviços públicos de saúde.

Caso um município descumpra os prazos, pode ser penalizado com a suspensão do repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde para o respectivo Fundo Municipal de Saúde, causando prejuízos à população. No caso de Itambé, o termo de compromisso prevê ainda multa diária, no valor de R$ 1 mil, para o caso de descumprimento injustificado do acordo.

Outra inciiativia para adequar a alimentação dos dados municipais é a realização do cálculo automático dos recursos mínimos aplicados em ações e serviços públicos de saúde previstos na Lei Complementar nº 141/2012, que deve constituir fonte de informação para elaboração dos demonstrativos contábeis e extracontábeis Também deve ser levada em consideração a previsão do módulo específico de controle externo, para registro, por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), das informações sobre a aplicação dos recursos em ações e serviços públicos de saúde consideradas para fins de emissão do parecer prévio.

Outro compromisso garantido pelo TAC foi o comprometimento em assegurar que o público tenha acesso às informações, esclarecendo na página da Secretaria Municipal de Saúde que o relatório resumido decorrente dos dados transmitidos ao Siops podem ser acessados no endereço eletrônico http://siops.datasus.gov.br/entmunperiodo.php.

MPPE

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Homem encontrado morto em Pedras de Fogo, morava em Itambé

Homem encontrado morto em Pedras de Fogo, morava em Itambé

José Jerônimo da Silva, 43, era morador do distrito de Quebec, em Itambé, Zona da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.