1 de outubro de 2020
Início / Itambé / Estatística: O tamanho da violência em Itambé-PE
Arte em Festa Recepções

Estatística: O tamanho da violência em Itambé-PE

A violência em Itambé tem crescido drasticamente.

O número de homicídios consumados, pulou de 11 em 2015 para 27 em 2016, com destaque para os meses de março, com 4 homicídios e outubro, com 5. Registrou-se um aumento superior a 100%.

O número de roubos dobrou também, 16 em 2015 para 37 em 2016, um crescimento importante, sintomático e alto, mesmo levando-se em consideração que a maioria das vítimas não registra BO, ocorrendo, portanto, subnotificação.

Diga-se o mesmo com relação a furtos, que passou de 16 em 2015 para 37 em 2016, mais 20 furtos a residências.

Itambé está suportando, neste momento, situação de terror, com tiroteios constantes nos bairros Jardim Bela Vista, Francisco Cordeiro, Maracujá, Luiz Gonzaga e Buracão, por sinal com um homicídio ocorrido na madrugada do último sábado (8) para o domingo, no bairro Jardim Bela Vista.

Leia Mais: Elemento de alta periculosidade e foragido da justiça é encontrado morto no Jardim Bela Vista em Itambé-PE

Não há mais tranquilidade para as pessoas saírem às ruas, porque os assaltos se sucedem.

A população está assustada, amedrontada, em pânico, optando por ficar presa dentro de casa, para não ser vítima dos meliantes.

A Polícia Militar, com um vergonhoso efetivo de 3 policiais por dia e uma viatura velha, que quebra constantemente, pouco pode fazer.

Estatística de 2015:

11 homicídios
12 tentativas de homicídio
93 roubos
16 furtos

Estatística de 2016:

27 homicídios
164 roubos
37 furtos
20 furtos a residências

Leia Mais: A falência do Pacto pela Vida – Por Armando Monteiro Neto

A ROCAM, que dava assistência ao Município, foi inexplicavelmente retirada da cidade e designada para outro local.

As lideranças políticas locais aliadas do governador nada fazem em prol da população, que permanece isolada e trancafiada em casa, temendo ser vítima de assaltos, que ocorrem a toda hora, a todo instante, na sede, nos Distritos de Caricé, Ibiranga e Quebec, bem assim na zona rural.

O descaso dos políticos locais é tamanho que há uma semana o Governo do Estado adquiriu 892 viaturas para a Polícia Militar, com inúmeros recursos técnicos e comunicação direta com o Batalhão ou Companhia vinculada, e, ao que se sabe, nenhuma dessas viaturas foi designada para o Município de Itambé.

Leia Mais: Insegurança Pública: Polícia Militar de Itambé-PE, está sem viaturas e impedida de realizar ocorrências

O Estado de Pernambuco tem 185 Municípios. Dividindo o número de viaturas adquiridas pelo número de Municípios, daria quase 5 viaturas por Município.

Evidente que o critério de distribuição leva em consideração o número de habitantes, porém, Itambé, com 36.299 habitantes, ocupando o 53.º lugar entre os mais populosos, merecia uma melhor atenção do Governo do Estado.

O Distrito de Ibiranga, com 9 mil habitantes, não tem policiamento nem viatura dando segurança à população, ao passo que o Município de Camutanga, bem pertinho, com 8 mil habitantes, tem uma viatura e dois policiais militares localizados no Município.

Leia MaisO caos na segurança pública na cidade de Itambé-PE

É verdade que violência está incrustrada em todos os quadrantes do Estado, diria até do país, mas a situação de Itambé é de completo abandono, não sendo levado em consideração o fato do Município de ficar situado no limite com o Estado da Paraíba, no meio de 3 cidades de grande porte, ou seja, a 50 quilômetros de João Pessoa, 90 de Recife e 110 de Campina Grande.

Para o ano de 2017 as perspectivas são bastante sombrias, levando a população a um total descrédito dos políticos locais, dos deputados aqui votados e, sobretudo, do Governo do Estado.

PBPE com Antônio Paiva

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

MP Eleitoral recomenda aos partidos políticos, pré-candidatos dos municípios de Aliança, Condado e Itaquitinga que cumpram as normativas sanitárias de prevenção à Covid

Os atos de campanha devem ser organizados pelos partidos, pré-candidatos e candidatos, sendo de sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.