20 de janeiro de 2021
Início / Notícias / Ensino Fundamental II: Professor Emanuel Guedes do Colégio Municipal de Itambé-PE, vence premiação sobre arte na escola
Arte em Festa

Ensino Fundamental II: Professor Emanuel Guedes do Colégio Municipal de Itambé-PE, vence premiação sobre arte na escola

Colégios de São Paulo e Pernambuco vencem premiação sobre arte na escola apoiada pela UNESCO

Prêmio Arte na Escola Cidadã chegou à sua 17ª edição em 2016 e bateu recorde de participação do público. Foram 807 projetos de artes visuais, dança, música e teatro inscritos no concurso, que selecionou cinco ganhadores. Premiação é a única em todo o Brasil que prestigia exclusivamente professores de arte.

Entre os 807 inscritos na 17ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã, cinco projetos dos estados de São Paulo e Pernambuco foram escolhidos como os vencedores desta que é a única premiação do Brasil exclusiva para professores de arte. A iniciativa, que bateu o recorde de participação do público neste ano, conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Avaliados em etapas locais e regionais, todos os projetos passaram pelo crivo de professores universitários de todas as linguagens artísticas que fazem parte da Rede Arte na Escola de todo Brasil. Nessas classificatórias, foram definidos os 276 semifinalistas e 25 finalistas.

Em 2016, pela primeira vez, todo o processo de inscrição e avaliação foi realizado online. A UNESCO acredita que isso contribuiu para que a premiação atingisse o maior número de inscrições de sua história.

Para esta edição, os projetos deveriam ter sido realizados nos anos de 2014, 2015 ou sido concluídos até maio de 2016 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em uma dos quatros meios de expressão — Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Um detalhe da premiação é que todos os inscritos, independentemente da classificação, recebem uma prancha em formato A3 com uma proposição pedagógica para ser utilizada em sala de aula. Em 2016, o material educativo distribuído para as escolas é baseado na obra “O Sol quente no sertão”, do gravurista e cordelista pernambucano J.Borges, artista homenageado.

Confira abaixo a lista dos cinco vencedores:

Educação Infantil
Projeto: Diversidade Étnica: brincadeiras, jogos, danças e histórias
Professora: Janeide de Sousa Silva
Escola: Creche e Pré-Escola Central da Universidade de São Paulo
Cidade: São Paulo/SP

Ensino Fundamental I
Projeto: Em busca da felicidade
Professora: Tatiana Yukie Nakamoto
Escola: Escola Estadual Professora Irene Ribeiro
Cidade: São Paulo/SP

Imagem: Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebookeduca

Ensino Fundamental II
Projeto: Cerâmica: Arte Elementar
Professor: Emanuel Guedes Soares da Costa
Escola: Colégio Municipal Professor Nivaldo Xavier de Araújo
Cidade: Itambé/PE

Ensino Médio
Projeto: Cidade Subjetiva
Professor: Leandro Aparecido de Jesus
Escola: Escola Estadual Benedicto Leme Vieira Neto
Cidade: Salto de Pirapora/SP

Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Projeto: “Eu venho do mundo”: a reafirmação das raízes Pankararu no contexto escolar
Professor: Leno Ricardo Vidinha de Freitas
Escola: EMEF José de Alcântara Machado Filho
Cidade: São Paulo/SP

Os professores vencedores receberão 10 mil reais, a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos prêmios em 9 de novembro, em São Paulo, uma vivência cultural na cidade, publicações, além de certificado de participação e um troféu.

As escolas nas quais os projetos ganhadores foram desenvolvidos também receberão prêmios, entre os quais a doação de um computador e uma câmera digital. Os vencedores terão ainda seus projetos educativos registrados em documentários produzidos pelo Instituto Arte na Escola.

O Prêmio Arte na Escola Cidadão também escolheu outras cinco iniciativas que se inscreveram no concurso para receber uma menção honrosa. Conheça esses projetos e saiba mais sobre a premiação aqui.

ONU

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Morre ex-prefeito de Goiana, Oswaldo Rabelo Filho

Na manhã desta sexta-feira, o ex-prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho (Osvaldinho), faleceu. Ainda não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.