14 de novembro de 2018
Início / Pernambuco / CineCreed levará mostra competitiva com sete filmes para o Case Timbaúba
Arte em Festa Decorações

CineCreed levará mostra competitiva com sete filmes para o Case Timbaúba

Socioeducativos poderão, pela primeira vez, escolher o melhor filme entre os que serão exibidos na unidade. Evento ocorrerá em 12 de novembro

A organização do CineCreed divulgou a lista dos sete filmes que serão exibidos na Mostra Competitiva Brasil, que ocorrerá dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco. O evento, que está na 10ª edição, reúne curtas-metragens de todo o Brasil e é voltado ao público privado de liberdade. As produções serão exibidas na unidade, que é administrada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), no próximo dia 12 de novembro. O festival também ocorrerá na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (Mostra Competitiva Nordeste) e na Penitenciária Agroindustrial São João (Mostra Competitiva Pernambuco), unidades prisionais geridas da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) de Pernambuco.

No Case Timbaúba, serão exibidos “Cão Maior” (14 anos, 11’20’’), de Marcelo Leme (MG); “8 Patas” (Livre, 02’25’’), de Fabrício Rabachim, Gabriel Barbosa e Pietro Nicolodi (SP); “Minha Mãe, Minha Filha” (Livre, 16’05’’), de Alexandre Estevanato (SP); “Match” (Livre, 01’00’’), de Raquel Freire (SP); “Maria” (12 anos, 16’45’’), de Elen Linth (AM); “Par Perfeito” (Livre, 11’10’’), de Débora Herling (SC); e “A Piscina de Caíque” (Livre, 15’00’’), de Raphael Gustavo da Silva (GO).

Os adolescentes internados no Case Timbaúba poderão escolher, em votação, qual o melhor curta exibido. Esse nível de participação de socioeducandos no festival é inédito. Em anos anteriores, a instituição havia recebido apenas mostras especiais, nas quais os adolescentes tinham acesso à sétima arte somente como espectadores. “Todos têm direito de ter acesso à cultura, e isso está sendo assegurado por meio desse evento”, destacou a coordenadora geral do Case Timbaúba, Brenda Pitanga.

Todos os filmes têm classificação indicativa de 14 anos, compatível com o público da unidade. “Em 2019, nosso desejo é não o de fazer apenas uma mostra do CineCreed, mas o de realizar o Cine Funase, com filmes de temas específicos para os adolescentes”, complementou o idealizador do festival e coordenador geral do Programa Exibição de Cinema Social (Preciso), Francisco Pires.

O festival teve mais de 200 produções inscritas. Os curtas selecionados foram produzidos a partir de 2016 e têm duração máxima de 20 minutos. Os vencedores de cada mostra receberão o troféu Coronel Alcides Romão, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 800. A curadoria do evento está sendo feita pela 6ª turma do curso de Especialização em Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco, sob a coordenação do professor Alexandre Figueirôa. Os filmes que serão exibidos nas outras duas mostras competitivas, a sinopse deles e mais informações sobre o festival podem ser obtidas no site www.precisope.com.br

 

Ascom Funase

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Exposição de Animais chega ao fim com mais R$ 20 milhões em negócios

Edição de número 77 do evento reuniu grandes e pequenos empresários, além de famílias Foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *