14 de novembro de 2018
Início / Política / TSE suspende propaganda do PT que associa Bolsonaro à tortura
Arte em Festa Decorações

TSE suspende propaganda do PT que associa Bolsonaro à tortura

Para ministro, programa tem potencial para ‘incitar comportamentos violentos’

O ministro Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu, neste sábado, a exibição de uma propaganda eleitoral do PT que associa o candidato Jair Bolsonaro (PSL) a práticas de tortura e a outras práticas de violência. O ministro atendeu pedido da defesa de candidato do PSL. Os advogados do partido alegaram que a propaganda “incute medo na população ao sugerir que se o candidato Jair Bolsonaro for eleito vai perseguir e torturar eventuais opositores políticos”.

A candidatura de Bolsonaro também disse ao TSE que seus eleitores foram apresentados como violentos, e afirmou que a propaganda de Fernando Haddad acirrava os ânimos da população.

O programa suspenso incluiu trechos do filme “Batismo de Sangue”, que reproduzem torturas aplicadas a presos durante a ditadura militar, e mostrou uma entrevista dada por Bolsonaro em 1999 na qual o candidato diz ser favorável à tortura. A propaganda petista apresenta ainda o coronel Brilhante Ustra como ídolo de Bolsonaro.

A propaganda do PT afirma ainda que “seguidores” de Bolsonaro “espalham o terror pelo Brasil”, “perseguem” e “agridem”, citando o caso assassinato em Salvador do mestre de capoeira Moa do Katendê.

O ministro do TSE afirmou que a propaganda de Haddad “ultrapassou os limites da razoabilidade e infringiu a legislação eleitoral”.

“A distopia simulada na propaganda, considerando o cenário conflituoso de polarização e extremismos observado no momento político atual, pode criar, na opinião pública, estados passionais com potencial para incitar comportamentos violentos”, acrescentou Salomão, na decisão que suspendeu a propaganda.

 

O Globo

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Manoel Júnior nega ter recebido R$ 50 mil da JBS e afirma “manter a tranquilidade de quem nada deve”

“Jamais recebi doação ou qualquer tipo de contribuição da JBS para minhas campanhas”, diz Manoel …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *