22 de outubro de 2018
Início / Paraíba / Eleitora relata ter título cancelado mesmo após regularização e biometria, na PB
Kero Site - Agência Digital

Eleitora relata ter título cancelado mesmo após regularização e biometria, na PB

O novo título de eleitor está atualizado com identificação biométrica, os documentos de quitação de situação eleitoral estão em mãos, mas Juliana Maria Lima não vai pode votar nesse domingo (7) nas eleições 2018. O motivo é que, no sistema do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o título de eleitor dela consta como cancelado desde 2014, mesmo após ela ter tirado um novo título em setembro do ano passado.

O cancelamento em 2014 ocorreu porque Juliana não compareceu ao local de votação, no dia da eleição. “Na época eu estava desiludida e não queria mais saber de eleição, mas no ano passado decidi resolver minha situação”, conta ela.

Em 2017, Juliana procurou a Justiça Eleitoral para regularizar o título de eleitor, pagou multa, fez foto, identificação biométrica e recebeu um novo título e o certificado de quitação eleitoral. A data de emissão do novo título foi 14 de setembro de 2017. Mas essa semana, ao procurar o local de votação, ela recebeu uma mensagem que indicava pendência e a orientava a procurar o cartório eleitoral.

Juliana tem cédula de título emitido em setembro de 2017, mas no sistema do TRE consta cancelamento desde 2014 — Foto: Juliana Maria/Arquivo Pessoal

Juliana tem cédula de título emitido em setembro de 2017, mas no sistema do TRE consta cancelamento desde 2014 — Foto: Juliana Maria/Arquivo Pessoal

Ao procurar o TRE, ela foi informada que o título continuava como cancelado, desde a época de 2014. “Lá dizem que, como não votei em 2014, o título foi cancelado. Até aí está certo. Mas eu corrigi o problema em setembro de 2017. Paguei a multa, fiz biometria e peguei o novo título, mas eles alegam que no sistema não aparece isso. E mesmo mostrando o título, alegam que não podem fazer nada”, disse a eleitora.

“Nunca aconteceu de um título ser cancelado por problema de atualização no sistema. Pode ter ocorrido outro problema como falta de confirmação de endereço durante diligência eleitoral. Mas não sei dizer ao certo o que ocorreu”, explicou o secretário da TI, que orientou a eleitora a procurar o cartório da zona eleitoral.

Juliana tem certidão que mostra quitação eleitoral em 2017, mas informação não consta no sistema do TRE — Foto: Juliana Maria/Arquivo Pessoal

Juliana tem certidão que mostra quitação eleitoral em 2017, mas informação não consta no sistema do TRE — Foto: Juliana Maria/Arquivo Pessoal

 

G1

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Polícia Federal Deflagra Operação Jotunheima em João Pessoa

Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (18), a operação JOTUNHEIM, a fim de reprimir o comércio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *