18 de julho de 2018
Início / Itambé / Dois padres representam a Diocese de Nazaré em Congresso Missionário, na Bolívia
Kero Site - Agência Digital

Dois padres representam a Diocese de Nazaré em Congresso Missionário, na Bolívia

Bolívia recebe, entre os dias 10 e 14 de julho, missionários de toda a América para celebrar a vida e a missão da Igreja.

Os padres Genilson Sousa (pároco de Nossa Senhora do Desterro, em Itambé) e Simeão Dantas (vigário da Área Pastoral São Lourenço, em Goiana) estão representando a Diocese de Nazaré no 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), na Bolívia. O encontro acontece de 10 a 14 de julho, e reúne missionários e missionárias de diversos países da América. A delegação brasileira conta com quase 200 participantes de todos os 18 regionais da CNBB. Dentre eles, leigos e leigas, sacerdotes, diáconos, bispos, religiosos e religiosas e seminaristas.

Os missionários e missionárias se encontraram na tarde de ontem, terça-feira, 10 de julho, na praça da catedral Basílica Menor de San Lorenzo, localizada na cidade de Santa Cruz de La Sierra, para a Celebração de abertura do Congresso. A Eucaristia foi presidida pelo enviado especial do Papa, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni.

Cardeal Filoni ressaltou que o CAM 5 precisa da bênção de Deus “para entender bem e levar adiante a obra de Jesus”. “É preciso evitar que a obra missionária se reduza a filantropia. Qualquer obra missionária é anúncio e testemunho. Anúncio de Jesus, de sua obra, de sua ternura”, acrescentou. Ele pediu que o Congresso seja bênção para os pobres, os desempregados, marginalizados “e todos que têm fome e sede de justiça”.

O objetivo geral do CAM 5 é fortalecer, nas Igrejas das Américas, a identidade e o compromisso missionário Ad Agentes, anunciando a Alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção às periferias do mundo de hoje, a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Este ano, a temática do congresso será: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão” e o lema “América em missão, o Evangelho é Alegria”. Nesse contexto, serão discutidas formas de avivar a fé, com renovado compromisso missionário para que a Alegria do Evangelho, como anúncio querigmático, dinamize a vida missionária de nossas Igrejas no continente.

Durante o CAM 5, em Santa Cruz de la Sierra, a organização central pensou um caminho metodológico inserido por meio de cinco Conferências Centrais, doze oficinas, seis sub-assembleias e quatro conversatórios.

1. Conferências centrais: Evangelho; Alegria; Missão e Profecia; Reconciliação e comunhão; e Missão Ad Gentes.

2. Oficinas: Leigos Consagrados na Missão; Missão, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso; Missão e Evangelização da Cultura; Missão e Reconciliação; Missão Ad Gentes na e desde a América; Missão e Ecologia; Família Missionária; Missão e Catequese; Novas Formas de Cooperação Missionária; Jovens e Missão; Missão e Migrantes; e Missão e Formação sacerdotal.

3. Seis Sub-assembleias que seguem o esquema: Animação e testemunhos missionários; retomada dos conteúdos da exposição da manhã; trabalho de grupos e plenária; breve oração final.

4. Quatro Conversatórios: Novas Perspectivas da Missiologia; Comunicação e Missão; Infância e Adolescência Missionária; e Missão nas Universidades Católicas.

Os congressos missionários americanos tiveram origem em congressos missionários diocesanos e nacionais que, a partir do concilio Vaticano II, foram aprofundando o sentido missionário da Igreja, como encontramos no decreto Ad Gentes.

A Conferência Episcopal Mexicana realizou belas iniciativas no sentido de refletir sobre esse tema. Em 1977, retomando a riqueza da exortação apostólica Evangelii Nuntiandi, publicada pelo Papa Paulo VI em 1975, aconteceu o primeiro congresso missionário latino-americano (COMLA) em Terreón, México.

A partir de 1999, os congressos missionários passaram a ser em nível de toda a América. Daí nasceu o 1º Congresso Missionário Americano (CAM). O último Congresso foi realizado em Maracaibo, Venezuela, em 2013.

Fonte:  CNBB  e das Pontifícias Obras Missionárias

Inscreva-se em nosso canal!

Sobre pbpeisf

PBPE - Informação Sem Fronteira. As principais notícias do Estado da Paraíba e de Pernambuco você encontra aqui. Confira também os destaques locais das duas cidades irmãs, Itambé-PE e Pedras de Fogo-PB. Notícias, política, entretenimento, cultura, eventos, tecnologia, saúde, educação, esportes, oportunidades e muito mais! Serviços, produtos, downloads, humor, links úteis e notícias do Brasil e do Mundo.

Confira Também

Deputado Branco Mendes participa de eventos em quatro municípios e recebe apoios à sua reeleição

O deputado estadual Branco Mendes (Podemos) aproveitou o final de semana para cumprir uma extensa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *